O investimento global em publicidade mais do que duplicou na última década e cresceu 2,8 vezes mais rapidamente do que a economia. Em muito se deve a três empresas, Alphabet, Amazon e Meta, que atraíram mais de 70% deste aumento de investimento. Para este ano, prevê-se que estas três empresas sejam responsáveis por 43,6% de todos os gastos com publicidade.
Prevê-se também um crescimento global no próximo ano de 7,2% e em 2026 de 7,0%, culminando num mercado publicitário no valor de 1,23 biliões de dólares. Em conjunto, as plataformas exclusivamente digitais deverão representar mais de 70% deste total já em 2025.
O relatório indica que o Social Media terá um crescimento de 14,2% em 2024, o Search crescerá 12,1% e o Retail Media crescerá 21,3% no mesmo período. Relativamente à Connected TV, esta deverá crescer em 2024, 19,6%.
Os meios de comunicação tradicionais, que englobam a imprensa escrita, a rádio, a televisão linear, o cinema e o out of home, representam em conjunto 25,3% do total de gastos com publicidade.
Durante este ano, espera-se que a TV linear cresça 1,9%, o Out of home mais 7,2% e o cinema 6,1%. Em relação à rádio, prevê-se um decréscimo de 2,3%. Jornais e revistas também deverão registar descidas em 2024: de -3,3% e -3,4%, respetivamente.
No que respeita às principais tendências de mercado nas diferentes áreas do globo, estima-se que o investimento nos países da América do Norte cresça 8.6%. Já na América Latina o crescimento previsto é de 6,2%.
Quanto à Europa, prevê-se que os gastos com publicidade aumentem 5,0% este ano.
João Bernardo