A Escolha do Consumidor divulga, pelo segundo ano consecutivo, os resultados do “Emotional.i”. A categoria pela qual os consumidores sentem maior ligação é a Alimentar (6.4), com especial destaque para as marcas Gutbio e a Origens Bio. Seguem-se, respetivamente: Babies&Kids (6.2) – Nutribén e a Halibut Muda Fraldas; Bebidas (6.2) – Black Pig, Delta Cafés e Tetley; Casa & Escritório (6.2) – Antarte, Gato Preto e Fairy; Saúde, Beleza & Bem Estar (6.0) – Waterwipes, Loja do Shampoo e Fisiolar; Eletrónica & Eletrodomésticos (5.9) – PC Diga e Miele; Viagens & Lazer – Science4You e Sana Hotels; Auto (5.9) – Mforce, Benecar e Matrizauto; Sports (5.7) – Holmes Place; Serviços Imobiliários (5.5) – Idealista e RE/MAX; Banca & Seguros (5.5) – Fidelidade e a Volkswagen Financial Services; Hiper & Supers (5.5) – Lidl Portugal; e Serviços (5.4) – Kuanto Kusta, DPD e OLX.
O estudo avalia, também, a influência da faixa etária, do género e da região geográfica dos consumidores na relação emocional com as marcas. Quando se é mais novo, segundo a Escolha do Consumidor, há uma tendência para estar emocionalmente mais ligado ao que se come e bebe, destacando-se a Black Pig e Delta; já quando se é mais velho, a tendência é conectar-se a outro tipo de produtos, sendo mais apreciadas a Halibut Muda Fraldas e a WaterWipes.
No que respeita ao género, os homens dão mais importância às categorias Eletrónica & Eletrodomésticos e Auto; e as mulheres às categorias Alimentar e Babies & Kids.
Por fim, existe uma média mais elevada de ligação emocional às marcas no Alentejo (6.7), onde se localiza precisamente a Delta Cafés, em comparação com Lisboa ou o Centro –nos quais a média é de 6.0.