Na sessão “The inside scoop: Digital marketing insights from Meta’s CMO”, Alex Schutz, responsável por levar a empresa de tecnologia e de media de Mark Zuckerberg a ter três mil milhões de utilizadores, abordou alguns dos princípios e das melhores práticas que a Meta aplica para crescer, baseados no seu novo livro “Click Here: The Art and Science of Digital Marketing and Advertising”.
Há muitas pessoas no planeta Terra com acesso à internet e a smartphones, e a Meta já tem três mil milhões de utilizadores ativos diariamente, entre Instagram, WhatsApp, Facebook e óculos inteligentes – Ray-Ban e Oakley. Mas, afinal, qual é o mercado total real que a empresa poderia alcançar neste momento? Alex Schutz respondeu que há um compromisso com a IA: “O objetivo da Meta está para lá de tudo, não apenas o metaverso. Para nós, é maravilhoso que a IA tenha chegado de uma forma mais rápida do pensávamos que ia acontecer, mas o mais importante é perceber quais dos nossos produtos utilizadores estão a utilizar, com que intensidade os usam, como estão a impactar as suas vidas, como os estão a ajudar”.
A empresa quer construir um futuro de conexão humana que seja suportada pelas tecnologias, onde se incluem os óculos de IA ou de realidade aumentada, e o seu grande foco é conseguir que as pessoas adotem as novas tecnologias. Alex Schutz acrescentou que estão a trabalhar para que os Estados Unidos use o WhatsApp e para que a maior parte do mundo reconheça os óculos inteligentes. Para isso, vão continuar a comunicar através de influenciadores e de grandes campanhas; e a consciencializar as pessoas na Índia, na Europa, etc..
Já quando questionado sobre um exemplo que admira no que respeita a boas práticas de growth marketing, o CMO da Meta revelou que era a responsável de Growth Marketing da Lovable, plataforma de IA que cria sites e apps automaticamente a partir de instruções em linguagem natural. “Elena [Verna] é absolutamente incrível. Então, acho que não dá para menosprezar a aceleração da receita que conseguiram no último ano, a execução deles tem sido quase perfeita para uma startup nesta fase”.
Carolina Neves

