A Rede do Empresário debateu a sustentabilidade

Na Conferência Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa 2023, esta segunda-feira, em Oeiras.

A Rede do Empresário debate a sustentabilidade

A Rede do Empresário, através da Business and Science Network (BSN), organizou esta segunda-feira, 29 de maio, a Conferência Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa 2023, para promover o debate e o networking entre responsáveis de diferentes organizações. O encontro, que decorreu em Oeiras, teve como mote “Vamos acelerar a sustentabilidade”.

O Auditório Templo da Poesia foi o palco deste congresso, composto por várias mesas-redondas e que contou com a presença de especialistas nas áreas ambiental, social e de governança (ESG), como: a vice-presidente da Aliança ODS, Paula Guimarães; o secretário-geral do Business Council for Sustainable Development, João Wengorovius Menezes; a presidente da Fundação do Gil, Patrícia Boura; o CEO da Planetiers, Sérgio Ribeiro, entre outros.

A sessão de abertura teve como convidado o secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, que abordou os principais desafios que as alterações climáticas vão trazer para as empresas e como elas se devem adaptar a esta situação. Além disso, foi anunciada a criação de um programa de apoio às organizações para a certificação ESG.

A CEO da Rede do Empresário, Teresa Cascais, e o Head da BSN, Luís Roberto, foram outros dois intervenientes que vieram reforçar a importância do trabalho em parceria para as instituições.

Outro dos temas que foi alvo de análise foi a importância da liderança no processo de transição para a sustentabilidade. Já a presidente do GRACE – Empresas Responsáveis, Margarida Couto, apresentou a legislação vigente para as empresas e quais as suas consequências. A primeira parte do evento terminou com uma discussão sobre a relevância da comunicação, para que a conservação do planeta seja promovida, e qual o papel dos media nesse processo.

A parte da tarde teve um maior foco na vertente social e de governança, em que o papel das empresas no apoio às instituições de apoio e a importância do voluntariado foram alguns dos assuntos em discussão. A perspetiva académica também não foi esquecida, tendo estado presentes representantes de algumas universidades do País, que mencionaram o papel da educação para a formação de líderes mais conscientes.

Simão Raposo

Quarta-feira, 31 Maio 2023 10:57


PUB