FEP dedica uma semana à sustentabilidade

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) promove a terceira edição da Semana da Sustentabilidade. Esta iniciativa, que terá lugar entre os dias 23 e 26 de fevereiro, vai estender-se até março, através de atividades complementares.

A FEP dedica uma semana à sustentabilidade

O projeto, sob o mote da ação climática, promove a ligação entre reflexão, participação ativa e impacto social, mobilizando de forma transversal estudantes, docentes, investigadores, colaboradores e parceiros externos. Durante estes dias, o programa será composto por debates, podcasts ao vivo, workshops, mesas-redondas, iniciativas culturais e ações solidárias, dinamizados por organismos estudantis, projetos académicos e entidades convidadas, abordando a sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, social, económica e territorial.

A iniciativa vai arrancar com uma edição especial do Fepiano, o jornal da faculdade, e com a divulgação de vídeos dedicados à ação climática, promovidos pela FINK – FEP Ideas, News and Knowledge. Ao longo da semana serão promovidas conversas entre os estudantes e especialistas e representantes do setor público e privado para discutir temas como a adaptação das cidades às alterações climáticas, as energias renováveis, o marketing verde ou os desafios da fast fashion.

Além disso, vão ser integradas atividades focadas no bem-estar e na inclusão, como o workshop de yoga da organização estudantil Linking Students, bem como propostas culturais e educativas que cruzam criatividade, reutilização de materiais e responsabilidade social. Destacam-se também a apresentação do Projeto FEED, dedicado à sustentabilidade alimentar e ao combate ao desperdício, e uma mesa-redonda sobre coesão territorial em Portugal, dinamizada pela Academia de Política Apartidária.

Já fora do campus, a semana incluirá uma atividade de praxe solidária e o workshop intitulado “Sons Reutilizados”, promovido pela Tuna Feminina de Economia do Porto, dirigido a crianças socialmente desfavorecidas e centrado na construção de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados.

Simão Raposo

Quarta-feira, 18 Fevereiro 2026 10:12


PUB