Segundo as entidades, o mais recente balanço da colaboração resulta da recolha de 33 mil pilhas nos mais de 300 concertos Candlelight realizados em Lisboa e no Porto. Deste total, 22 mil foram recolhidas na capital e 11 mil na cidade invicta, ao longo de 170 datas, com dois concertos por dia.
As pilhas alimentam as milhares de velas LED que caracterizam o ambiente dos concertos Candlelight. Cada espetáculo utiliza cerca de 6300 pilhas, que são posteriormente recolhidas por uma equipa especializada da ERP Portugal no final da sua vida útil, estimada em cerca de dois meses, para assegurar o seu correto tratamento e reciclagem.
A ERP Portugal destaca que o encaminhamento destes resíduos é essencial para evitar a contaminação do solo, da água e do ar por substâncias perigosas, como chumbo, mercúrio, cádmio ou lítio, contribuindo para a proteção da saúde pública e dos ecossistemas, bem como para a promoção da economia circular.
Citada em comunicado, a diretora-geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, sublinha: “Cada vela que se acende com uma pilha VARTA num concerto Candlelight é uma oportunidade para reforçar a mensagem da economia circular. As 86 mil pilhas recolhidas nos concertos mostram que essa mensagem está a ser recebida com sucesso e valida a estratégia de integrar a sustentabilidade em eventos culturais de grande alcance”.
Carolina Neves


