#WebSummit. De que forma pode a IA ajudar a promover a sustentabilidade?

A Chief Sustainability Officer da Microsoft, Melanie Nakagawa, foi uma das oradoras na WebSummit, em Lisboa.

#WebSummit. De que forma pode a IA ajudar a promover a sustentabilidade?

Tal como a Inteligência artificial (IA) conseguiu ajudar na produção de vacinas durante a pandemia de Covid-19, esta tecnologia também pode contribuir para se encontrarem soluções mais sustentáveis. Foi isto que defendeu Melanie Nakagawa na sessão “Accelerating climate solutions with AI”, que decorreu na conferência tecnológica, no dia 16 de novembro.

Em relação às vantagens da IA, a responsável da empresa tecnológica acredita que esta ferramenta pode reduzir o tempo da criação e implementação de medidas urgentes de meses para dias. Para ela, “há caminhos novos encontrados que podem fazer esquecer o que é feito atualmente”, e isto permite facilitar todo o processo. De forma a reforçar a sua ideia, apresentou o trabalho de uma empresa britânica que, recorrendo à IA, permite detetar fugas de água e permitir a sua poupança.

Outro dos exemplos que deu, para mostrar que esta tecnologia pode ser um auxílio útil para a sustentabilidade, foi a de possibilitar a conexão entre agricultores e consumidores, permitindo a estes profissionais acederem a dados relevantes diretamente de várias fontes, como drones e satélites.

Um dos dados apresentados foi que sete em cada oito trabalhadores não têm uma consciência ambiental durante a execução das suas funções. Na sua opinião, o “progresso está a acontecer, mas é necessário estabelecer parcerias”, no sentido de as empresas saberem o que podem fazer para terem um impacto mais positivo no planeta.

Em conclusão, a antiga diretora sénior para o Clima e a Energia do presidente Joe Biden afirma que a humanidade se encontra à beira do colapso climático, no entanto, está otimista porque vários setores estão a adotar medidas para reverter esta situação.

Simão Raposo

Quarta-feira, 22 Novembro 2023 12:48


PUB