Depois de serem ouvidos profissionais de saúde e mulheres, ao longo de uma investigação que durou 27 meses, a Médis lançou uma campanha sobre a menopausa. “Ouvir Ajuda” foi a grande vencedora da primeira edição dos Effie Awards Portugal, uma iniciativa da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes e da APAP – Associação Portuguesa de Agências de Publicidade e Comunicação.
“Este é um ponto de partida para continuarmos a falar sobre menopausa, não vamos parar por aqui”, destacou a responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal, Maria do Carmo Silveira, quando a equipa subiu ao palco para receber o galardão. Por seu lado, o cofundador e diretor-geral da SaTG, João Ribeiro, agradeceu à organização dos Effie e aos parceiros e clientes da agência, e referiu que não estava mesmo à espera de arrecadar o Grand Effie Portugal.
Sobre a dificuldade de trabalhar o racional criativo da campanha, uma vez que se trata de um tema ligado às mulheres e a equipa que o criou era composta por cinco homens, João Ribeiro revelou à Briefing: “Cada slide que nos iam passando no briefing era um admirável mundo novo que estávamos a conhecer. Houve um trabalho muito profundo de pesquisa, fizemos muitas entrevistas, ouvimos muito podcasts, vimos muitos vídeos e falámos com muitas mulheres dentro do intervalo etário em que a menopausa incide, para tentarmos perceber o que estavámos a trabalhar. Reunida essa informação , fomos validá-la com a cliente, antes de fazermos qualquer trabalho criativo, e depois avançámos para a criatividade. A seguir, houve um trabalho hérculeo da cliente, no sentido de internamente a validar, porque é uma campanha arrojada na sua forma, uma vez que o conteúdo é importante e era importante rasgar do ponto de vista criativo, para as pessoas prestarem atenção”.
O porta-voz da SaTG defendeu ainda que um dos principais fatores que levou esta campanha a ser distinguida com o Grand Effie deve-se ao facto de terem um investimento muito reduzido. “Foi tentar fazer ‘muito barulho’ com pouco dinheiro”, afirmou.
“O tabu da menopausa é grande e quantos mais formos a tentar derrubá-lo, mais depressa seremos bem-sucedidos”, defendeu, aquando do lançamento da campanha, a responsável de Orquestração Estratégica e Marca do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal. Maria do Carmo Silveira acrescentou que os dois spots publicitários, “Jantar” e “Entrevista”, iriam trazer questões como a necessidade de falar abertamente em família sobre o tema e o quanto a menopausa afeta a vida profissional das mulheres – 20 % pensam mesmo em desistir, segundo o estudo da Médis.
Foi a primeira campanha criativa desenvolvida pela SaTG para a Médis e contou com dois spots, cinco temas de múpis e um podcast. “Por acaso, somos uma agência composta exclusivamente por homens, mas isso não nos impediu de tentar compreender um tema tão complexo quanto a menopausa e de chegar a uma solução que é fruto de uma reflexão estratégica mais profunda do que a habitual e que vai além da publicidade”, explicou, na altura, o cofundador e diretor-geral da SaTG, João Ribeiro.
Todos os vencedores podem ser vistos aqui.
Carolina Neves

