A Google compra com IA

A Inteligência Artificial (IA) está a transformar o comportamento dos consumidores, tornando-se mais complexa e, consequentemente, mais desafiante para as marcas. Esta foi uma das ideias defendidas no evento “Shopping with Pixel”, promovido pela Google Portugal, no qual a Head of Sales, Joana Bastos dos Santos, destacou ainda que 2025 foi o ano “mais transformador” no que diz respeito à publicidade e às pesquisas.

A Google compra com IA

O Communications Manager da marca para Portugal e Grécia foi o responsável por fazer a abertura do evento. Na perspetiva de Thiago Carrapatoso, as pesquisas estão cada vez mais complexas, algo que tem sido impulsionado também pelo Gemini – o assistente de IA da Google –, que pretende ser um assistente pessoal para facilitar as tarefas diárias.

De acordo com a tecnológica, o funil de vendas usado pelas insígnias já não é suficiente para acompanhar a jornada do consumidor. Isto deve-se ao facto de que a norma atual é as compras por impulso e a tomada de decisão passarem por uma “rede dinâmica de múltiplos pontos de contacto”.

Para a Head of Sales em Portugal, Joana Bastos dos Santos, a IA está a redefinir o consumo de três formas: na pesquisa e comportamento do consumidor, na publicidade e eficiência, e nas compras com capacidades agentivas.

Relativamente ao primeiro parâmetro, a responsável destaca que as pesquisas que eram “curtas e diretas” estão “mais complexas e longas”, com perguntas e diferentes nuances. Estas também estão mais multimodais, não recorrendo apenas a palavras, e deixando de ser uma atividade simples para se tornarem num momento de descoberta.

Já no que diz respeito à publicidade, a IA generativa está a estimular a criatividade, a escala e a eficiência, e a permitir a criação e produção de conteúdos numa questão de horas ou semanas. É de sublinhar que os marketeers que adotam estas ferramentas nas suas estratégias apresentam um aumento de receitas 60 % superior aos dos seus concorrentes.

Por fim, para os profissionais de Marketing, as ferramentas agentivas aprendem a partir dos inputs e do desempenho em tempo real para reduzir o esforço manual e eliminar as suposições. Posteriormente, apresentam sugestões personalizadas, como recomendações criativas, e podem resolver problemas com quebras na performance. Embora as tecnologias tenham sofrido muitas transformações, o princípio de que os anúncios devem ser relevantes para o utilizador permanece. Isto é ainda mais relevante no ano em que o Google Ads celebra o seu 25.º aniversário.

Simão Raposo

Sexta-feira, 19 Dezembro 2025 10:55


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