Assim vai estar o mercado publicitário mundial, segundo a WARC

Revelamos agora as tendências mundiais do mercado publicitário para 2024, previstas pela WARC.

Assim vai estar o mercado publicitário mundial, segundo a WARC

Com o investimento a chegar a valores históricos, fique a par do ecossistema da publicidade nos media para este ano.

Prevê-se que o investimento em publicidade a nível mundial chegue ao milhão de mil milhões de dólares, ou um trilião de dólares, em 2024. Estima-se ainda que empresas como Alibaba, Alphabet, Amazon, Bytedance e Meta consigam atrair 51,9% deste valor, numa altura em que os seus lucros sobem quase 11%.

A juntar a isto, o papel da Inteligência Artificial (IA) no crescimento das marcas tem vindo a ser debatido há algum tempo. Contudo, a sua implementação no trabalho desenvolvido pelas marcas levanta questões sobre a qualidade dos conteúdos e que rumo vai tomar a publicidade nos media digitais.

Mas, afinal, quais são as tendências da publicidade nos diferentes meios e plataformas? Há quatro principais:

A primeira tendência revela que as ferramentas de IA na publicidade estão em crescimento, mas está a forçar os anunciantes a compensar. Tanto a Advantage+ da Meta como a Performance Max da Google são ferramentas que se adaptaram à IA e que permitem criar um ecossistema em que as campanhas são lançadas, expandindo o alcance e a influência. Ainda assim, há um fator que se revela determinante nesta era da IA: a transparência.

Numa era em que a televisão como a conhecemos está em declínio gradual, a confiança que as audiências têm neste meio mantém-se inalterada. O fator geracional mostra-se, no entanto, importante neste declínio, uma vez que as gerações mais novas se têm afastado do consumo de televisão.

 

Mas como é que se tem vindo a avaliar a capacidade de atenção das audiências face à publicidade a que são expostas? Muitas têm sido as ferramentas utilizadas, mas a opinião sobre o uso das mesmas não é consensual. Além disso, nota-se um claro enviesamento para os medidores visuais, sendo urgente entender como é que a atenção varia entre plataformas, meios e conteúdos, tornando a pesquisa sobre o assunto mais enriquecedora.

Por fim, o crescimento do número de jogadores de videojogos para uma audiência de 3 mil milhões de jogadores e o tempo que passam dentro destes universos tornaram estes espaços extremamente atrativos para fins publicitários. Segundo a PWC, os lucros em publicidade deverão atingir os 91 mil milhões de dólares em 2024, colocando este canal como o 5.º com maior investimento publicitário. É de salientar, ainda, que segundo o Marketer’s Toolkit Survey 2024 da WARC, 51% dos anunciantes tem em vista o aumento do investimento nos canais de gaming.

 

Mariana Paulo

Segunda-feira, 22 Janeiro 2024 11:36


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