São cinco as propostas mais recentes do restaurante Sophia – do Grupo Capricciosa –, que se baseiam no livro de receitas da família, com mais de três gerações, e nunca esquecem a nonna Isabella. Comecemos pelo novo bar dedicado às focaccias, aberto de quinta-feira a domingo, da parte da tarde, e onde o aperitivo italiano Aperol é mais do que uma boa companhia.
As focaccia grandi – caprese, bresaola & trufa, rosbife & creme de abacate, e scamorza & rúcula – podem ser acompanhadas pelo Sophia Aperol Spritz. E, como partilhar também faz parte da verdadeira experiência italiana, é possível pedir uma tábua, com quatro mini focaccias, em que cada paladar pode escolher a que mais gosta – foi o que fizeram os nossos e não nos deixaram nada mal.
O ravioli de cogumelos silvestres e gema de ovo ou o carpaccio de tomate coração de boi, burrata trufada, laranja, uvas, vinagre balsâmico e manjericão fazem jus ao posicionamento “Natural Italian” do espaço, que privilegia as farinhas integrais, os alimentos pouco cozinhados ou crus e os vegetais. Estes últimos dizem “presentes” na salada Panzanella, que combina espinafres, mozzarela de búfala fresca, presunto, tomate cherry, croutons, cebola roxa e manjericão, e que é combinada por uma fatia de focaccia.
Hã fãs de massa por aí? Nós somos e, por isso, não quisemos deixar de experimentar a nova massa, que é preparada e feita artesanalmente todos os dias – palavra de Sophia. Trata-se da farfalle di mare com amêijoas, camarão e curgete.
Ainda não tínhamos dito, mas o Sophia fica no Cais do Sodré, em Lisboa, e é tão soalheiro quanto a capital que o acolhe. Para os amantes da gastronomia italiana, é um sítio a não perder, até para perceberem porque #ProvamosEAprovamos.
Carolina Neves