Enquanto conhecemos o espaço, observamos a árvore de Natal e ouvimos as músicas tipicamente natalícias. Ao redor, as pessoas conversam, petiscam uns canapés – croquetes de novilho, choucroute e mostarda; gyozas de legumes, mizuna, salada de pepino e maio de kimchi; e tataki de atum, cebolinha, ponzu, sésamo e wasabina – e bebem o que lhes é servido – sangria tinta, vinho branco, espumante e sumo de laranja – antes de seguirem para a sala principal.
Este formato de apresentação proposto pelo Real Hotels Group não é de agora. Há dez anos que o Grupo organiza um evento deste calibre para “promover a portugalidade, o conforto e a história gastronómica” junto dos clientes, diz o diretor comercial do Real Hotels Group, Alexandre Pereira.
É na sala principal que o banquete é servido. O menu foi criteriosamente escolhido e dirigido a grupos corporativos, procurando-se manter os sabores típicos da época natalícia, adaptando-os à identidade de cada hotel do Real Hotels Group. Uma ementa que pretende ser “diferenciada e ajustada a todos os gostos e contextos económicos”, diz o Head Chef do Hotel Real Palácio, Chef Rafael Queijeira.
A ementa para grupos, disponível para reserva, e servida até janeiro de 2025, contempla uma variedade de pratos para se sentir a essência de cada hotel a cada garfada e o sabor a Natal. São exemplos: a salada de polvo com batatinha assada e pimentos; a beringela à parmigiana; o bacalhau assado à siciliana com azeitonas taggiache, alcaparras e limão; o perú assado; ou a massa fresca pacheri all com molho de tomate, queijo parmesão e manjericão.
Relativamente às opções gastronómicas para uma família ou grupos mais pequenos que não sejam corporativos, a oferta abrange, para a véspera e dia de Natal, o formato de buffet, com pratos tipicamente natalícios que as famílias estão habituadas a ter à mesa. Com isto, não ficam de fora: o camarão cozido e a sapateira, o leitão, o bacalhau, o cabrito e o peru; e as habituais sobremesas, como o bolo rei e rainha, os fritos, como os sonhos, as azevias e rabanadas, e os pudins mais clássicos.
O diretor comercial do Real Hotels Group, Alexandre Pereira, espera que a adesão a estes convívios continue a crescer, como tem acontecido, quer em Lisboa, quer no Algarve. “Compreendemos que estes momentos são cada vez mais valorizados pelas empresas e pelas famílias, e aceitamos a responsabilidade de honrar a tradição e continuar a oferecer sabores típicos que primam pela qualidade e um serviço que surpreende pela excelência. Queremos que os nossos clientes criem memórias, que se divirtam e que, acima de tudo, se sintam em casa”, afirma.
O Natal chegou, assim, ao Real Hotels Group, mais concretamente ao Hotel Real Palácio, com as pessoas a poderem desembrulhar a prenda e a ficarem a conhecer o menu natalício. Para degustá-lo e entrar no espírito, falta só mesmo pôr como fundo temas musicais tradicionais, como a Mariah Carey, Frank Sinatra e Michael Bublé.
João Bernardo