O Tinto & Brasa cheira a Argentina

O Tinto & Brasa – Parrilla Argentina instalou-se numa rua do Rato, em Lisboa, e oferece a gastronomia e uma experiência igual à do País, de norte a sul, de Jujuy à Tierra del Fuego. Empanadas, queijos fundidos, chouriços, morcelas e cortes de carne compõe a carta do restaurante.

Inspirado nos antigos restaurantes típicos de Buenos Aires, o Tinto & Brasa foi idealizado pelo casal argentino Emanuel Diaz e Noelia Fuda, que pretende aproximar as pessoas de forma contemporânea às suas culturas e raízes, através de uma culinária simples, saborosa e afetiva. “Queremos que a nossa casa seja o ponto de encontro, a referência do nosso país em Lisboa”, afirma Emanuel Diaz.

Da cozinha, orquestrada pelo chef argentino Diego Giganti, saem pratos tradicionais preparados a partir de ingredientes importados da Argentina. Para dar partida à experiência, as sugestões são: as clássicas empanadas crioulas de carnes; a morcela; o chouriço; as molejas de vitela na brasa, servidas com limão e molho crioulo; o queijo fundido, acompanhado com torradas, tomate confitado, bacon e ervas; e o carpaccio de vitela com folhas verdes, queijo parmesão, milho frito, alcaparras fritas e azeite extra virgem. A viagem gastronómica pode seguir com o escalope de vitela panado, acompanhado de batata frita ou puré de batata; o empadão argentino, feito de puré de batata, vitela, vegetais e ovo, cobertos com parmesão gratinado; ou as carnes macias da raça Black Angus, trazidas refrigeradas da Argentina, de regiões como Patagónia e La Pampa.

Para adoçar o paladar, os crepes com doce de leite; o pudim rústico de caramelo com doce de leite e nata; ou o chocolate com praliné de amêndoas podem ajudar. “As matérias-primas argentinas, como condimentos, proteínas, doce de leite e até a massa da empanada, com certeza fazem a diferença nos sabores finais de nossos pratos”, acrescenta Emanuel Diaz.

Os vinhos argentinos não ficaram esquecidos e ocupam um lugar de destaque. Com mais de sessenta rótulos, a garrafeira inclui uma grande variedade de rótulos da Argentina, do popular malbec nos tintos à casta chardonnay nos brancos, além de garrafas portuguesas.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 17 Junho 2022 09:45


PUB