A cadeia Ristorante Don Alfonso 1890, com origem em Nápoles e presente em sete locais, encontrou no antigo Hotel Cidadela, em Cascais, a sua morada para abrir o primeiro espaço em Portugal. Este negócio familiar, gerido pela quarta geração, destaca-se pela sua particularidade de ter produção própria de certos produtos, como é o caso dos cereais e do azeite, que é distribuída pelos seus restaurantes em todo o mundo. Quando esse ingrediente deixa de haver num determinado estabelecimento, não é substituído até chegar uma nova remessa diretamente de Itália.
Relativamente à oferta, esta distingue-se pela combinação de ingredientes de Sorrento com os de Cascais. Entre os artigos utilizados, destacam-se o marisco fresco, os vegetais sazonais e os produtos biológicos. Algo que distingue a sua ementa é o facto de só ser possível provar as pizzas durante o período do almoço, sendo que o jantar está reservado para a descoberta da cozinha do sul italiano.
Nesse seguimento, a viagem começou com o vitelo tonnato, que consiste em carne de vitela com molho de atum, um prato muito popular no país e que “primeiro estranha-se, mas depois entranha-se”. De seguida, chega o tagliolini com ouriços-do-mar, que pretende dar a sensação que estamos com “um pé no mar” e cuja massa é feita pela equipa do restaurante. Entre os pratos principais, também é possível encontrar a variazione di maiale, um duo de carne de porco composto por barriga cozinhada lentamente e porchetta frita. Para sobremesa, está disponível tiramisu com vinho do Porto e café, que dá um toque português a este doce típico.
Simão Raposo