Tudo para que as marcas presentes possam rentabilizar da melhor forma, os seus investimentos nestes territórios comunicacionais.
Foi o caso do Estoril Open (ténis) e do Troféu de Portugal (vela), agora em Cascais, que muito contribuiram para a difusão internacional da marca Portugal e da Costa do Estoril, enquanto expoentes máximos da prática desportiva e do turismo naútico, tão importante para a captação de investimento e de mais turistas para o nosso país.
Simultaneamente e em constante aprendizagem e construção da melhor performance com os nossos patrocinadores, tem decorrido a época de ciclismo que muito em breve, terá o seu corolário máximo, com mais uma realização do maior e mais antigo evento desportivo regular e popular de Portugal – a 72ª Volta a Portugal em Bicicleta.
Volta a Portugal em Bicicleta
Este evento tem características ímpares de popularidade no nosso país e esse mediatismo contribui também para que tenha das maiores campanhas de promoção de eventos desportivos em Portugal o que, juntamente com as suas características de adesão de público, permite que os patrocinadores presentes rentabilizem de forma extremamente eficaz os seus investimentos.
À semelhança dos restantes eventos Lagos Sports, a Volta a Portugal em Bicicleta é hoje uma marca forte e de imenso valor, que apresenta os seguintes dados (fonte MediaMonitor – relatório 2009): o valor de exposição às marcas no contexto do evento é hoje aproximadamente de 50 milhões de euros; em 2009 bateram-se todos os recordes de televisão: o share televisivo de 2009 atingiu valores superiores a 40%, permitindo colocar a RTP como líder de audiências durante quase todo o período do evento e foram transmitidas em directo mais de 70 horas deste evento em 12 dias; alguns dos principais patrocinadores deste evento, atingiram retornos 10 vezes superiores ao valor do seu investimento. |
A Volta a Portugal em Bicicleta é também uma importante plataforma de comunicação, onde contacta, no conjunto de todas as etapas, com 2 milhões de espectadores in loco e um acumulado de quase 6 milhões de telespectadores. O sítio deste evento é visitado por mais de 130 mil internautas no decorrer do evento.
Fonte: Google Analytics
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Através da televisão, in loco ou através da internet, este evento, oferece uma possibilidade única de acções de marketing e/ou acções comerciais massificadas que tenham como objectivos o aumento do conhecimento da Marca, de notoriedade e imagem, gerar leads futuras e vendas directas. Este Evento permite também desenvolver projectos e parcerias locais que difundem uma imagem de Marca com elevada Responsabilidade Social e Ambiental.
Presença de Marcas
Sendo um evento com importantes caracteristicas de transversalidade, quer ao nível social, demográfico e geográfico, tem sido notória a presença constante de empresas de mass market, que sentem como importante e uma mais-valia, a sua permanente presença, destacando-se os sectores da banca, seguradoras, grandes superficies, energia, bens de consumo, automóvel, entre outros, surgindo como patrocinadores dos principais produtos deste evento, com notórios benefits comerciais e financeiros.
No entanto, é também usual a presença de marcas que aproveitam a possibilidade de contactar com targets especificos, como o sénior, escolar, feminino e emigrantes, para acções específicas de marketing e/ou comercial directo, destacando os sectores da cosmética, do crédito ao consumo, da cultura, do desporto, da moda, entre outros.
A vantagem de contactar com diferentes targets e desenvolver acções de marketing e acções comerciais directas, são algumas das razões de sucesso desta prova, que cada vez mais é olhada como um dos principais eventos de construção e posicionamento de marca.
Para tal, muito tem contribuido a capacidade única de criar plataformas de comunicação eficazes, que têm permitido a criação e reforço destes eventos e das marcas associadas (inclusivé a do próprio evento), que através do nosso posicionamento enquanto brand builders, tem permitido potenciar não só a construção de marcas, mas essencialmente a análise e posicionamento das mesmas.
Por tudo isto, a sua Marca tem de Estar!
Por Paulo Faria,
director de marketing da Lagos Sports