Pelo mundo, o que difere na Comunicação?

Quais os fatores que vão desafiar a Comunicação neste ano? Qual a predisposição das equipas para usar IA Generativa? Em que tipo de conteúdos vão apostar? As respostas a estas perguntas são dadas no relatório “Global Comms” 2024, da Cision.

Pelo Mundo, o que difere na comunicação?

Numa perspetiva global – dada a natureza do próprio relatório –, há quatro fatores que desafiam a comunicação em 2024. O grande desafio será a medição eficaz do impacto, para 50 % dos inquiridos. Garantir budgets adequados, o alinhamento com outros departamentos, e identificar e investir nas melhores ferramentas para a equipa são os outros fatores mais desafiantes, com 48 %, 47 % e 46 %, respetivamente.

Sobre a predisposição das equipas para usar a IA Generativa, o estudo revela que, ao nível global, 32 % das equipas inquiridas usam frequentemente. Ainda assim, na Europa, esse valor aumenta, com 42 % a usar frequentemente, face aos 24 % dos Estados Unidos da América.

No que diz respeito aos conteúdos mais eficazes sobre a ação do público, a tendência é semelhante nas regiões dos EUA, da Europa e do pacifico asiático. Tanto nos EUA como no pacífico asiático, o conteúdo branded nas redes sociais é considerado o que tem mais impacto, com 65 % e 52 %, respetivamente. Já na Europa, o branded website é o conteúdo apontado como tendo a maior influência nos stakeholders, com 56 % de respostas. Além destas duas formas de conteúdo, o estudo revela que a publicidade digital e brand vídeo são outros conteúdos mencionados pelos inquiridos, ainda que tenham menores percentagens de resposta.

No total, foram 427 os profissionais da área que responderam ao questionário feito pela PRWeek.

Mariana Paulo

Quinta-feira, 21 Março 2024 12:54


PUB