Portugal brilha nos ADCE Awards 2025

Portugal é o quarto país mais premiado nos ADCE Awards 2025, com um total de 15 galardões atribuídos. Para este valor, contribuíram as distinções recebidas pelos: EQUIPA + The Other Studio, Dentsu Creative Portugal, Bastarda, Bürocratik, SONIDO, Studio Eduardo Aires e UZINA.

Portugal brilha nos ADCE Awards 2025

Na 34.ª edição, foram atribuídos 32 Ouros, 58 Pratas e 92 Bronzes, com 133 trabalhos finalistas. O Grand Prix ADCE e o prémio especial ADCE European Star – Johannes Newrkla foram atribuídos à campanha “Birds Never Forget To Fly”, da Playmakers / Tbilisi, da Geórgia, para a farmacêutica PSP. Este projeto revela a atual tensão política no país, com cidadãos a protestar contra decisões governamentais consideradas uma ameaça à liberdade, enquanto 67 presos políticos permanecem detidos.

O pódio dos países mais premiados é composto pela Alemanha, com 40 prémios; seguindo-se Espanha, com 24; e a Áustria, com 20. Já Portugal encontra-se no quarto lugar, com um total de 15 distinções, distribuídos por seis Ouros, cinco Pratas e quatro Bronzes.

A lista de vencedores portugueses, por categoria, são:

Ouros

– “Intersecting Paths” da Bastarda para a Casa da Música, na categoria Design-Motion Graphics

– “History Outnumbered” da Dentsu Creative Portugal para o Canal História, na categoria Print & Outdoor – Print & Outdoor

– “Porto. 10 Years of a City” do Studio Eduardo Aires para a Câmara Municipal do Porto, na categoria Design – Editorial

– “IKEA Hidden Tags” da UZINA para a Ikea, na categoria Integrated & Innovation – Best use of Data

– “IKEA Hidden Tags” da UZINA para a Ikea, na categoria Integrated & Innovation – Integrated Campaigns for commercial brands

– “IKEA Hidden Tags” da UZINA para a Ikea, na categoria Brand Experience – Promotions

Pratas

– “Burocratik.com” da Bürocratik para a Bürocratik, na categoria Interactive & Mobile – Interactive Design

– “The Case for Saving Water” da Dentsu Creative Portugal para o Turismo de Portugal, na categoria Print & Outdoor – Direct Marketing

– “The Case for Saving Water” da Dentsu Creative Portugal para o Turismo de Portugal, na categoria Brand Experience – New use of Media

– “History Outnumbered” da Dentsu Creative Portugal para o Canal História, na categoria Print & Outdoor – Outdoor (Including poster and billboard)

– “New use of Media” da SONIDO para a Siemens Healthneers, na categoria Film & Audio – Audio / Radio Commercials

Bronzes

– “100” d’A EQUIPA + The Other Studio para a Égide Artes, na categoria Design – Logotype

– “Drawn to Equality” da Dentsu Creative Portugal para a VISA, na categoria Brand Experience – PR / Events

– “Fio da Navalha” do Studio Eduardo Aires para a Esporão, na categoria Design – Design

– “IKEA Hidden Tags” da UZINA para a Ikea, na categoria Brand Experience New use of Media

Simão Raposo

Segunda-feira, 24 Novembro 2025 12:16


PUB