Scalpers aposta no valor da marca na Black Friday

Importada dos Estados Unidos, a Black Friday enraizou-se na cultura portuguesa e hoje é um dos momentos mais estratégicos do calendário das marcas a operar no mercado nacional. Mais do que uma oportunidade de descontos substanciais, empresas como a Scalpers lançam campanhas criativas omnicanal e oferecem experiências diferenciadoras e personalizadas, promovendo um mês de novembro comercialmente muito intenso. Nos bastidores, a Briefing procurou saber como as marcas se reinventam para uma maior eficiência e como pode esta data ser trabalhada no digital.

Durante a Black Friday, onde os descontos dominam, a Scalpers escolhe o caminho da diferenciação. A marca espanhola aposta numa estratégia que alia criatividade, exclusividade e storytelling emocional, transformando o momento de maior consumo do ano numa oportunidade para reforçar o valor da marca e o vínculo com os clientes.

O principal objetivo da Scalpers na Black Friday é “manter um crescimento sustentável e continuar a ganhar quota de mercado nos mercados internacionais, especialmente em Portugal, onde a marca está a consolidar uma base de clientes muito fiel”. Quem o revela é o Deputy Chief Executive Officer da Scalpers, Francisco Gutierrez. 

“A nossa estratégia, este ano, centra-se na rentabilidade e no valor da marca, em vez de descontos agressivos. Queremos que a Black Friday seja uma alavanca para o reconhecimento, a aquisição de novos clientes e a fidelização. Aperfeiçoámos a segmentação de público e a automação de campanhas, para melhorar a conversão sem aumentar os descontos”, afirma.

Todos os anos a Scalpers procura surpreender e, em 2025, não será exceção. “Preparámos uma ação muito especial que elevará o nível da criatividade nas nossas campanhas”, acrescenta o responsável da insígnia espanhola, justificando que a Black Friday é “um dos momentos mais importantes do calendário de vendas” da empresa.

“É uma ótima oportunidade para nos conectarmos com a nossa comunidade, gerar conversas e reforçar os valores da marca. Procuramos manter a consistência entre as atividades promocionais e o nosso posicionamento premium. E é por isso que procuramos surpreender com campanhas de Black Friday que vão além dos descontos”, refere o Deputy Chief Executive Officer da Scalpers, recordando alguns exemplos.

“Desenvolvemos campanhas disruptivas que geram expectativa, impulsionam o crescimento nas nossas redes e oferecem valor agregado aos clientes: brindes garantidos, e experiências e sorteios exclusivos. Contamos com uma comunicação digital poderosa e um investimento cuidadoso em produção para lançar peças criativas que contam uma história e transmitem que, na Scalpers, algo diferente acontece a cada Black Friday”, explica Francisco Gutierrez.

A Scalpers, segundo o responsável, prefere “proteger o valor percecionado da marca e oferecer outros incentivos que fortaleçam o vínculo com o cliente. Tudo isso exige meses de trabalho e coordenação, especialmente entre as equipes de operações, marketing e comunicação”.

A empresa forma equipas que monitorizam vendas, níveis de serviço e logística em tempo real; e uma equipa de marketing que controla de perto o volume de carrinhos de pré-venda, a execução do plano de comunicação orgânica e as métricas de ativação da campanha. “É um momento muito intenso, mas também especial. Há muito trabalho preliminar, mas também muito entusiasmo, porque todos os anos há uma grande expectativa antes do lançamento, e sabemos que milhares de clientes aguardam o início da campanha”.

Storytelling emocional e aspiracional

“A estratégia deste ano combina uma forte presença digital com um storytelling emocional e aspiracional. Vamos lançar uma campanha muito surpreendente, em colaboração com outra marca de referência, que promete transformar-se no maior incentivo e presente da história da Scalpers”, confidencia Gutierrez.

Em termos de meios, a Scalpers aposta principalmente nas redes sociais, performance e e-mail marketing personalizado, reforçando também a experiência física nas lojas, com decoração específica, materiais de ponto de venda, montras e conteúdos dinâmicos em ecrãs. “Pela primeira vez, incluímos também publicidade exterior (OOH) no plano de meios e colaborámos com criadores de conteúdo que representam os valores da marca, com o objetivo de amplificar a mensagem de forma orgânica e autêntica”.

Quanto ao recurso da personalização e da inteligência artificial, a empresa espanhola está a implementar sistemas que permitem antecipar a procura, planear melhor a oferta, e adaptar a comunicação a cada cliente de acordo com o seu comportamento real. “A tecnologia deve estar ao serviço da experiência humana e não o contrário. Queremos oferecer uma relação mais relevante, personalizada e emocional com os nossos clientes. Na Scalpers, trabalhamos continuamente no desenvolvimento de tecnologia à medida, preferindo criar software adaptado às necessidades específicas do nosso negócio e dos nossos clientes, em vez de recorrer a soluções genéricas do mercado”, sublinha o Deputy Chief Executive Officer, sem revelar demasiado. “Posso adiantar que a personalização terá um papel fundamental na campanha deste ano”.

Sofia Ramos Silva

Segunda-feira, 17 Novembro 2025 12:17


PUB