O estudo, que faz um paralelismo com o mercado britânico e norte-americano, revela que o número de horas de consumo televisivo aumentou 14 por cento, desde 2006, no Reino Unido e que em Portugal esse mesmo consumo tem evoluído de forma estável. Três horas e meia é o tempo médio que os portugueses despendem a ver televisão.
Apesar do crescimento das redes sociais e da Internet, a televisão é o media que lidera na captação de investimento publicitário e aquele que maior impacto tem nos consumidores. No Reino Unido, 80 por cento dos consumidores considera que as campanhas publicitárias preferidas são as televisivas.
Em Portugal, o investimento na televisão mantém-se, contudo, no Reino Unido, os gastos com publicidade na Internet representam já 26,4 por cento, face aos 27,7 por cento da televisão. Números que são complementados com o facto de os britânicos serem cada vez mais multitaskers: 50 por cento dos consumidores navega na Internet enquanto vê televisão, valor que sobe para 97 por cento na faixa etária dos 18 aos 24 anos.
“A televisão e a Web complementam-se para criar uma experiência mais interactiva e rica”, é outra das conclusões assinadas pela Deloitte e que vai de encontro ao estudo apresentado na segunda-feira pela GfK sobre o consumo de media em Portugal.
Fonte: LPM