De acordo com o Time Out Market, o tempo passado a socializar diminuiu 20 %, nas duas últimas décadas; os jovens adultos portugueses passam, em média, cinco horas e 35 minutos por dia ao telemóvel; e uma em cada cinco pessoas evidencia dependência digital. “Um vício que afasta, que distrai e que está a matar o convívio – um dos maiores prazeres da vida. E, pior ainda, que afeta a nossa saúde mental e emocional”, justifica o food market.
Uma vez que é um local de convívio, criou a Zona de Utilizadores, um espaço de isolamento digital, no centro do food hall, pensado para quem não consegue resistir ao smartphone, mas também não quer atrapalhar quem está à mesa, presente de corpo e alma. Além disso, espalhou mensagens, em tom irónico e informativo, pelo mercado, desafiando os visitantes: “Se querem ignorar os amigos, podem fazê-lo ao isolar-se na Zona de Utilizadores”.
Após cinco dias, os resultados da experiência foram: 34 % das pessoas usaram a Zona de Utilizadores e mantiveram o vício longe da mesa, 42% notaram uma mudança no comportamento à sua volta, 40 % usaram menos o telemóvel durante as refeições, 70 % disseram que faz sentido ter um espaço assim e 41 % querem mudar a forma como usam o telemóvel no dia a dia.
Carolina Neves