Uma viagem com 185 anos

Fundada em 1840, a Agência Abreu tornou-se numa referência no setor do Turismo. Ao longo dos seus 185 anos de história, a marca foi adaptando a oferta às mudanças do mercado, tendo-se expandido para o segmento dos cruzeiros e da logística. Paralelamente, de forma a reforçar a sua ligação com os clientes, tem promovido iniciativas como a Expo Abreu e o VA Abreu Card, que a levam para lá dos pontos de venda. Em entrevista, a Head of Marketing, Diana Gonçalves, explica ainda o impacto que o digital tem nas operações da empresa, sendo que tem sido feito um investimento numa experiência “verdadeiramente omnicanal” e uma aposta numa abordagem “muito seletiva e estratégica” no marketing de influência.

Uma viagem com 185 anos

Briefing | A Agência Abreu é a agência de viagens mais antiga do mundo ainda em atividade, estando a celebrar 185 anos. O que explica esta longevidade?

Diana Gonçalves | A longevidade da Agência Abreu deve-se à capacidade de adaptação constante e à relação de confiança que sempre cultivámos com os nossos clientes e parceiros. Ao longo de quase dois séculos, mantivemos o propósito de levar o mundo até às pessoas, mas reinventámos continuamente a forma de o fazer. A proximidade, o serviço personalizado e a aposta na inovação têm sido determinantes para nos mantermos relevantes e inspiradores para várias gerações de viajantes.

Que iniciativas marcam a celebração deste aniversário?

Os 185 anos estão a ser assinalados ao longo de 2025 com várias iniciativas que celebram a história e a essência da marca Abreu. Desde campanhas comemorativas a ativações em loja, conteúdos editoriais e eventos, todas as ações foram pensadas para reforçar a ligação entre a marca e o público. Um dos grandes destaques é o regresso ao formato físico das nossas feiras de viagens: o Mundo Abreu, que aconteceu no início do ano; e a Expo Abreu, em outubro, novamente no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Este reencontro representa a proximidade, a confiança e o espírito de partilha que sempre marcaram a nossa relação com clientes e parceiros.

Entre as várias iniciativas comemorativas, destacamos também o lançamento de uma edição especial de t-shirts inspiradas em cartazes e brochuras históricas do arquivo Abreu, criadas para promover destinos em décadas anteriores. Uma homenagem à memória gráfica da marca e à paixão por viajar, que atravessa gerações e continua a inspirar o futuro.

Que importância têm esses eventos, como a Expo Abreu, no reforço da relação entre a marca e as pessoas?

A Expo Abreu é um momento emblemático de contacto direto com o público. Mais do que uma feira de viagens, é uma celebração do espírito de descoberta que define a marca. Reúne parceiros, destinos, experiências e milhares de visitantes, criando um ambiente de entusiasmo e confiança. É também um espaço de proximidade, onde as pessoas voltam a falar com os nossos consultores e a inspirar-se para novas viagens.

A digitalização mudou os comportamentos dos viajantes. De que forma é que se estão a adaptar a esta realidade?

Temos vindo a reforçar a nossa presença digital e a investir numa experiência verdadeiramente omnicanal, em que a loja física e as plataformas online se complementam, como é o caso do abreu.pt, que, além de ser uma loja, é também uma montra de inspiração para toda a nossa oferta.

Recentemente, lançámos a Abreu Experience, que vem precisamente reforçar essa visão, oferecendo ao cliente uma forma mais integrada, personalizada e simples de planear e viver a sua viagem. Através deste serviço, o cliente pode agendar uma conversa por videochamada com um Travel Expert, que lhe apresenta um plano de viagem totalmente desenhado à medida.

A marca está mais associada ao turismo. Como comunicam a Abreu Logistics sem criar entropia entre os diferentes públicos?

A Abreu Logistics tem uma identidade própria, mas partilha com a Abreu Viagens os mesmos valores de confiança, eficiência e experiência. A comunicação é feita de forma segmentada, com canais e mensagens adequados a cada público, garantindo coerência institucional sem sobreposição. O objetivo é reforçar a credibilidade da marca-mãe, sem perder foco nas especificidades de cada negócio.

*Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de outubro de 2025

Simão Raposo

Quarta-feira, 05 Novembro 2025 10:17


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