Briefing | A Agência Abreu é a agência de viagens mais antiga do mundo ainda em atividade, estando a celebrar 185 anos. O que explica esta longevidade?
Diana Gonçalves | A longevidade da Agência Abreu deve-se à capacidade de adaptação constante e à relação de confiança que sempre cultivámos com os nossos clientes e parceiros. Ao longo de quase dois séculos, mantivemos o propósito de levar o mundo até às pessoas, mas reinventámos continuamente a forma de o fazer. A proximidade, o serviço personalizado e a aposta na inovação têm sido determinantes para nos mantermos relevantes e inspiradores para várias gerações de viajantes.
Que iniciativas marcam a celebração deste aniversário?
Os 185 anos estão a ser assinalados ao longo de 2025 com várias iniciativas que celebram a história e a essência da marca Abreu. Desde campanhas comemorativas a ativações em loja, conteúdos editoriais e eventos, todas as ações foram pensadas para reforçar a ligação entre a marca e o público. Um dos grandes destaques é o regresso ao formato físico das nossas feiras de viagens: o Mundo Abreu, que aconteceu no início do ano; e a Expo Abreu, em outubro, novamente no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Este reencontro representa a proximidade, a confiança e o espírito de partilha que sempre marcaram a nossa relação com clientes e parceiros.
Entre as várias iniciativas comemorativas, destacamos também o lançamento de uma edição especial de t-shirts inspiradas em cartazes e brochuras históricas do arquivo Abreu, criadas para promover destinos em décadas anteriores. Uma homenagem à memória gráfica da marca e à paixão por viajar, que atravessa gerações e continua a inspirar o futuro.
Que importância têm esses eventos, como a Expo Abreu, no reforço da relação entre a marca e as pessoas?
A Expo Abreu é um momento emblemático de contacto direto com o público. Mais do que uma feira de viagens, é uma celebração do espírito de descoberta que define a marca. Reúne parceiros, destinos, experiências e milhares de visitantes, criando um ambiente de entusiasmo e confiança. É também um espaço de proximidade, onde as pessoas voltam a falar com os nossos consultores e a inspirar-se para novas viagens.
A digitalização mudou os comportamentos dos viajantes. De que forma é que se estão a adaptar a esta realidade?
Temos vindo a reforçar a nossa presença digital e a investir numa experiência verdadeiramente omnicanal, em que a loja física e as plataformas online se complementam, como é o caso do abreu.pt, que, além de ser uma loja, é também uma montra de inspiração para toda a nossa oferta.
Recentemente, lançámos a Abreu Experience, que vem precisamente reforçar essa visão, oferecendo ao cliente uma forma mais integrada, personalizada e simples de planear e viver a sua viagem. Através deste serviço, o cliente pode agendar uma conversa por videochamada com um Travel Expert, que lhe apresenta um plano de viagem totalmente desenhado à medida.
A marca está mais associada ao turismo. Como comunicam a Abreu Logistics sem criar entropia entre os diferentes públicos?
A Abreu Logistics tem uma identidade própria, mas partilha com a Abreu Viagens os mesmos valores de confiança, eficiência e experiência. A comunicação é feita de forma segmentada, com canais e mensagens adequados a cada público, garantindo coerência institucional sem sobreposição. O objetivo é reforçar a credibilidade da marca-mãe, sem perder foco nas especificidades de cada negócio.
*Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de outubro de 2025
Simão Raposo

