#WebSummit. Estratégias para um (bom) storytelling

“Storytelling: How to build trust and drive growth”. Este foi o mote da sessão do Founder & CEO da Piabo Communications, na Web Summit, que termina hoje. Tilo Bonow revelou estratégias de comunicação para uma narrativa convincente, a qual considera ser fundamental para o sucesso de qualquer marca.

#WebSummit. Estratégias para um (bom) storytelling
  • “Uma marca é uma promessa de confiança”;
  • Todo mundo: tem uma startup, procura mudar o mundo, está a juntar dinheiro e tem uma celebridade como investidor/a;
  • Os “3S” contam histórias: história (story) – envolver-se emocionalmente; velocidade (speed) – oito segundos de atenção; a escaldar (sizzle) – quem é o seu herói?
  • Ao criar uma história, deve perguntar-se: qual é a conclusão? Qual é a lição? O que quer que o seu público sinta?
  • Começo: problema – explique o problema que pretende resolver; meio: solução – descreva como resolveu; fim: sucesso – fique entusiasmado com o sucesso que isso produziu;
  • Identificar o problema: pode conquistar as pessoas mostrando imediatamente que sente a dor delas e fornecendo uma solução;
  • Histórias são significativas porque são… pessoais, impactantes e memoráveis;
  • Personagens com profundidade: reserve um tempo para realmente dar alguma dimensão às suas personagens – fundador, equipa, clientes…
  • Concentre-se no desenvolvimento de histórias que abordem estas sete emoções principais: medo, frustração, esperança, entusiasmo, raiva, FOMO – medo de perder alguma coisa e desejo de ser o primeiro;
  • Ponto de comunicação único: a simplicidade vence, a complexidade mata;
  • Apenas 5% se lembram de quaisquer estatísticas depois de partilhadas;
  • SWOT: pontos fortes (strenghts); pontos fracos (weaknesses); oportunidades (opportunities); ameaças (threats);
  • A linguagem é importante: “60 segundos” soa mais rápido que “1 minuto”, “30 noites” parece mais extenso do que “1 mês” e “whisky de 12 anos” soa melhor do que “whisky de 2011”;
  • Pense como um jornalista: torne o conteúdo oportuno, relevante e diferente.

Carolina Neves

Quinta-feira, 16 Novembro 2023 13:08


PUB