- “Uma marca é uma promessa de confiança”;
- Todo mundo: tem uma startup, procura mudar o mundo, está a juntar dinheiro e tem uma celebridade como investidor/a;
- Os “3S” contam histórias: história (story) – envolver-se emocionalmente; velocidade (speed) – oito segundos de atenção; a escaldar (sizzle) – quem é o seu herói?
- Ao criar uma história, deve perguntar-se: qual é a conclusão? Qual é a lição? O que quer que o seu público sinta?
- Começo: problema – explique o problema que pretende resolver; meio: solução – descreva como resolveu; fim: sucesso – fique entusiasmado com o sucesso que isso produziu;
- Identificar o problema: pode conquistar as pessoas mostrando imediatamente que sente a dor delas e fornecendo uma solução;
- Histórias são significativas porque são… pessoais, impactantes e memoráveis;
- Personagens com profundidade: reserve um tempo para realmente dar alguma dimensão às suas personagens – fundador, equipa, clientes…
- Concentre-se no desenvolvimento de histórias que abordem estas sete emoções principais: medo, frustração, esperança, entusiasmo, raiva, FOMO – medo de perder alguma coisa e desejo de ser o primeiro;
- Ponto de comunicação único: a simplicidade vence, a complexidade mata;
- Apenas 5% se lembram de quaisquer estatísticas depois de partilhadas;
- SWOT: pontos fortes (strenghts); pontos fracos (weaknesses); oportunidades (opportunities); ameaças (threats);
- A linguagem é importante: “60 segundos” soa mais rápido que “1 minuto”, “30 noites” parece mais extenso do que “1 mês” e “whisky de 12 anos” soa melhor do que “whisky de 2011”;
- Pense como um jornalista: torne o conteúdo oportuno, relevante e diferente.
Carolina Neves