Ainda assim, as marcas estão mais relevantes do que no relatório anterior: das 87 marcas analisadas em 2015 e 2017, este ano aumentou o número de marcas relevantes – 37% contra as 26% de 2015.
Google, Youtube e Olá são as marcas que os portugueses consideram mais relevantes. A Colgate e a Nivea completam o top 5. Seguem-se a Compal, Mimosa, Nestlé, Mercedes e Danone.
“As 10 marcas mais relevantes em Portugal são marcas com um histórico já consolidado a desempenhar um papel na vida das pessoas”, diz o Data & Consumer Insights Director Havas Media Group, Rui Almeida. “Todas têm um desempenho acima da média nos três pilares de relevância: funcional, pessoal e coletivo”, adianta. E aponta como “o grande desafio para as marcas que se queiram tornar imprescindíveis” o facto de as marcas serem “melhor classificadas pelas pessoas como tendo impacto no bem-estar coletivo do que pessoal”.
O estudo indica ainda que as expectativas das pessoas continuam a aumentar com relação às marcas: 84% das pessoas acham que as marcas devem melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar, contra 80% em 2015 e 67% em 2013. Apesar disto, apenas 43% das pessoas acham que as marcas estão a cumprir bem este papel. Ainda assim, os consumidores parecem ser capazes de recompensar este esforço, já que 71% dos portugueses afirma preferir comprar de empresas conhecidas por ter um propósito que não os meros lucros. Esta é uma evolução significativa da percentagem de 2015 que se ficava nos 50%.
Dos dez sectores analisados, aquele que é considerado mais relevante é o de internet & media, logo seguido do de transportes, alimentação e bens de consumo. De assinalar a grande subida do setor de internet & media, que em 2015 ocupava a quarta posição. Tal como em 2015, o setor menos relevante é o sector financeiro e de seguros.