A distinção Superbrands tem um impacto forte na reputação, confiança e credibilidade das nossas marcas, neste caso, Ageas Seguros e Médis, ambas pertencentes ao Grupo Ageas Portugal, e ambas reconhecidas de forma consistente ao longo dos últimos anos. Significa que se diferenciam, que são marcas com fortes atributos, valorizadas, bem percecionadas e que, em última análise, são marcas preferidas na hora de tomar decisões ligadas a algo tão importante como a nossa família, casa, saúde, futuro.
No Grupo Ageas Portugal assumimos que as marcas estão ao serviço do negócio, mas têm vida própria, uma identidade, uma personalidade, uma promessa que deve ser nutrida, defendida e acarinhada por todos na organização. Por tudo isto, na respetiva cadeia de valor, também internamente esta distinção tem um impacto muito positivo, é um fator de orgulho, mas também de motivação e de uma energia renovada para continuarmos a dar o melhor de nós, ao serviço dos nossos Parceiros, Clientes e Sociedade.
Uma marca constrói-se caminhando, com consistência, de forma honesta, com proximidade, com a preocupação de falar de forma clara, transparente e adaptada aos nossos públicos. Pela forte regulamentação associada, é muito desafiante comunicar no setor segurador, sobretudo tratando-se de algo inatingível: contratei e paguei o meu seguro, mas se tudo correr bem nunca precisarei de utilizar, refiro-me aos seguros tradicionais como casa, carro ou saúde. E, portanto, no momento da escolha, eu tenho várias opções: procuro preços mais baixos (porque se trata de um serviço que não faço questão de usar ou espero nunca usar); ou procuro uma marca com a qual me identifico, que me diz algo, que comunica e transmite um propósito no qual me revejo e que, além disso, me dá a confiança de que se algum imprevisto me acontecer eu estou em boas mãos. A aposta na inovação, nomeadamente ao nível da abordagem de comunicação tem sido e continuará a ser uma prioridade transversal no Grupo Ageas Portugal.
Acredito que os seguintes aspetos terão certamente contribuído para estas distinções:
– no caso da Médis, trata-se de uma marca que mantém uma consistência e evolução positiva de comunicação e de posicionamento ao longo de cerca de 30 anos de existência; uma marca que acompanha as necessidades da população; uma marca que aposta na literacia na saúde e que tem cada vez mais uma componente de intervenção muito focada nas temáticas mais estruturantes da sociedade numa abordagem holística à saúde, seja ela física ou mental. Um forte exemplo desta abordagem é a saúde da mulher /menopausa que tem sido uma forte aposta da Médis.
– Ageas Seguros: uma marca, por outro lado, jovem, mas com um crescimento exponencial de notoriedade desde o seu nascimento em Portugal há cerca de 8 anos: uma marca dinâmica, completa na sua proposta de valor, com uma rede de distribuição fortíssima e muito próxima dos Clientes. Diria mesmo que proximidade é o fator de diferenciação mais valorizado. Destacaria também de forma positiva a nova visão de comunicação criada a partir de 2023 ‘Eu tenho vários mundos’, onde abordamos os seguros pela positiva, mostrando que protegemos o que as pessoas mais amam, alinhado com a promessa da marca ‘Um mundo para proteger o seu’.
As duas marcas comungam de um patamar agregador que nasce da entidade mãe – o Grupo Ageas Portugal – no que diz respeito ao forte compromisso para com os seus diferentes stakeholders no desenvolvimento de soluções que contribuam para uma vida com maior serenidade e qualidade, ou à preocupação genuína em ter uma voz ativa que lidera mudanças positivas na sociedade.
De forma global, garantir qualidade e consistência, inovação, uma comunicação clara, coerente e inclusiva, uma forte experiência Cliente e um nível de envolvimento forte para Clientes, Parceiros e Sociedade.
No caso da Médis, a aposta passará por reforçar o trabalho de transformação estratégica enquanto marca de saúde, com o lançamento de novas soluções, produtos e serviços, que permitam a sua abertura a toda a população nacional; continuar a ser uma voz líder no território da menopausa, melhorando a experiência e ajuda não só das suas clientes, mas de todas as mulheres que procurem na Médis uma solução; ser uma referência ao nível da literacia de saúde, na produção de conhecimento e debate público da saúde dos portugueses através do seu apoio ao projeto Saúdes.
No caso da Ageas Seguros, continuar a reforçar a nossa oferta alargada de seguros e serviços focados na proteção e na prevenção, aos mais diversos segmentos; aumentar os níveis de satisfação cliente e de notoriedade de marca e continuar a apostar na relação e proximidade com a nossa rede de mediação para sermos a sua seguradora de referência, através de níveis elevados e reconhecidos de proximidade e serviço.
Inês Simões, responsável de Comunicação, Marca e Cultura Organizacional do Grupo Ageas Portugal