Uma adaptação constante ao consumidor

A Marketing Manager da bp Portugal, Joana Pedroso, escreve sobre o orgulho de ver a insígnia ser considerada uma Superbrand, sendo este um “reconhecimento do trabalho, do esforço e da dedicação de quem está por trás da marca”.

Uma adaptação constante ao consumidor

A distinção da bp como uma Superbrand é um acontecimento que nos enche particularmente de orgulho uma vez que toca em duas peças-chave da nossa postura enquanto marca: a satisfação do consumidor, para quem trabalhamos todos os dias, e o reconhecimento das nossas equipas, que incorporam a essência da marca.

De facto, este reconhecimento como uma Superbrand transmite-nos confiança de que estamos no caminho certo, que estamos a conseguir atingir o nosso objetivo máximo: sermos relevantes e diferenciadores na nossa oferta e na nossa atuação para com o consumidor e para com a sociedade.

Tal só é, no entanto, possível devido ao esforço e dedicação de todos que, todos os dias, trabalham neste sentido. E este reconhecimento, assim de forma pública e sem reservas, é algo que as nossas equipas merecem inequivocamente – quer as equipas do “escritório”, quer as equipas que estão no terreno, nos mais de 500 postos que temos um pouco por todo o país. A distinção como Superbrand serve, portanto, também este propósito de reconhecimento do trabalho, do esforço e da dedicação de quem está por trás da marca.

Na realidade, esta noção de relevância é fundamental para qualquer marca. A capacidade de adaptação e antecipação das necessidades dos consumidores é uma característica base para a longevidade das marcas e tem marcado a atuação da bp em Portugal desde 1929: criámos o primeiro posto de abastecimento self-service em Portugal, a BP Shop; introduzimos a gasolina sem chumbo 98; lançámos o combustível premium, o bp Ultimate; entre muitas outras iniciativas inovadoras à data do seu lançamento.

E porquê Superbrand este ano? De facto, estes 95 anos de atividade têm sido marcados pela excelência, inovação e relevância. Este ano apenas “aumentámos o volume”. No pós-covid, com a alteração marcada dos hábitos e necessidades dos consumidores, nós fizemos o fundamental: ouvimos. O consumidor falou; nós ouvimos, adaptámos, antecipámos, surpreendemos. Adaptámos tanto a nossa oferta, como a nossa atuação, como as nossas campanhas de marketing. Tivemos em conta as diferentes necessidades dos nossos diferentes públicos e desenvolvemos soluções inovadores e personalizadas. Investimos na nossa oferta de convenience, iniciámos a instalação de carregadores ultrarrápidos, reforçámos o nosso programa de fidelização, estabelecemos parcerias diferenciadoras e relevantes para o consumidor, apostámos em mais campanhas táticas que muito nos pediam. O objetivo? Estabelecer um relação duradoura e bidirecional com os nossos diversos públicos, com ofertas direcionadas e específicas para cada um deles. Fizemos do digital um aliado e tornámos o User Generated Content uma realidade nos nossos canais, ao mesmo tempo que abrimos a porta da nossa casa, mostrando quem são as pessoas por trás desta grande marca. Humanização. Personalização. Relevância.

De facto, ouvir o consumidor, e garantir que nos mantemos relevantes aos seus olhos, é absolutamente fundamental e o ultimate tie-breaker em todas em decisões que tomamos.

Para o futuro, mantemo-nos firmes na nossa estratégia de re-imaginar a energia. No fundo, queremos ajudar a construir um futuro melhor para todos, tornando-nos uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2050 (ou antes). A nível local, estamos, como sempre estivemos, muito conscientes do nosso papel na sociedade portuguesa e apostamos de forma consistente em ações de responsabilidade social.

E é esta consistência na nossa forma de atuar, pensando sempre no melhor para o consumidor e para a sociedade, que transmite confiança ao consumidor, que faz com que esta relevância seja reconhecida e que, em última instância, sejamos considerados uma Superbrand em Portugal. Afinal, estamos há 95 anos em Portugal. E ainda agora começámos.

Joana Pedroso, Marketing Manager da bp Portugal

Segunda-feira, 25 Novembro 2024 09:30


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