Atualmente, o ritmo a que consumimos tecnologia levanta questões críticas sobre o fim de vida dos equipamentos e o impacto dos resíduos eletrónicos. Na LG, encaramos esta realidade com um sentido claro de responsabilidade: criar soluções que não só melhorem a vida das pessoas, mas também preservem o planeta.
A nossa estratégia de sustentabilidade assenta numa abordagem holística, que começa na conceção e acompanha todo o ciclo de vida dos produtos. Desde há mais de 25 anos que aplicamos políticas de eco design nas nossas linhas de produção, concebendo equipamentos que facilitam o desmantelamento e a reciclagem, e promovendo a utilização de materiais reciclados, como plásticos e têxteis. Também as embalagens são alvo de rigorosa avaliação ambiental, com 22 critérios-chave que visam minimizar o seu impacto.
Prolongar a vida útil dos equipamentos é um dos pilares desta visão. Por exemplo, a gama LG ThinQ UP permite atualizar eletrodomésticos com novas funcionalidades, graças à inteligência artificial e à conectividade via app ThinQ, reduzindo a substituição precoce.
Do lado do consumidor, a eficiência energética continua a ser um foco central. Equipamentos como máquinas de lavar, frigoríficos, bombas de calor ou baterias são desenvolvidos para reduzir o consumo de eletricidade e água, ajudando os lares a serem mais sustentáveis sem abdicar de conforto.
Mas o nosso compromisso com a sustentabilidade não se esgota no produto. Em Portugal, a LG tem vindo a promover a literacia ambiental através da colaboração com a ERP Portugal. Projetos como o Geração Depositrão ou o e-Waste Summit colocam o “lixo eletrónico” na agenda pública e desafiam as novas gerações e a sociedade civil a adotar comportamentos mais conscientes. Iniciativas como o Festival ODE ajudam-nos a chegar a públicos mais amplos de forma criativa e impactante: é um evento gratuito para toda a família, que parte da filosofia Life’s Good para alertar para temas sensíveis, como a importância do bem-estar individual e do planeta.
A nível global, o plano ESG da LG — Better Life for All — define metas ambiciosas, incluindo atingir zero emissões de carbono nas fábricas até 2030, migrar para energia 100 % renovável até 2050, e usar mais de 500 mil toneladas de plástico reciclado até ao final da década.
Acreditamos que o futuro da tecnologia tem de ser sustentável. E esse futuro já começou, com decisões conscientes — em casa, na produção, e na forma como nos relacionamos com o planeta.
Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal

