Para chegar ao resultado apresentado, foi feita uma análise que teve como base o impacto das operações da ACCIONA e dos seus principais produtos e serviços nas pessoas e no planeta. O ranking reconhece, assim, as empresas líderes no seu desempenho em indicadores económicos, ambientais, sociais e de governance.
A presença da empresa no Global 100 Most Sustainable Corporations 2025 junta-se a outros reconhecimentos de tabelas de referência como a Sustainalytics, MSCI, Moody’s ESG ou CSA. A avaliação da CSA na sua última revisão anual, em dezembro passado, permitiu que a ACCIONA passasse a integrar o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) e o Dow Jones Sustainability Europe Index (DJSI Europe) como a entidade fornecedora de eletricidade mais sustentável do mundo.
Por sua vez, a Nordex acrescenta este reconhecimento a outras conquistas, como a medalha de ouro da agência de rating independente ESG EcoVadis, alcançada em novembro de 2024, resultado do seu desempenho em matérias de sustentabilidade. O grupo melhorou a sua pontuação geral para 74 pontos em 100, o que o colocou entre os primeiros 3 % de empresas do seu setor e os melhores 5 % de todas as empresas avaliadas. Foi ainda atribuído o Prémio Alemão de Sustentabilidade Corporativa como um dos 100 pioneiros no setor, além do primeiro lugar na categoria Motores e Turbinas.
Simão Raposo