O Merco, monitor de avaliação de reputação, publicou o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG. No que diz respeito a todas as subclassificações, o Grupo Nabeiro mantém a liderança em todas elas. Já no pódio geral houve uma alteração, sendo que a EDP desceu do segundo para o terceiro lugar.
Relativamente às categorias, no setor ambiental, encontra-se o IKEA na segunda posição e a EDP na terceira. Quanto à Governança, o IKEA volta a ficar em segundo lugar, seguido pela Caixa Geral de Depósitos, que conquista a medalha de bronze.
Os dados do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, que resultam de seis avaliações, 15 fontes de informação e 2.401 inquéritos, foram também divididos por setores de atividade. No que diz respeito a alguns dos setores presentes: no Automóvel, o Grupo Salvador Caetano conquistou a medalha de ouro; no das Bebidas, o líder é o Super Bock Group; na Gestão, Valorização e Tratamento de Resíduos, encontra-se a Sociedade Ponto Verde; no Farmacêutico, a BIAL é a líder; na Eletrónica de Consumo, o primeiro lugar é da Apple; na Distribuição Generalista, a Worten está na liderança; entre outros.
Simão Raposo