A Black Friday na Europa
A Black Friday e a Cyber Monday estão a ganhar popularidade na Europa, com um aumento constante no envolvimento de marcas e consumidores. Cerca de 60% dos consumidores europeus esperam por estas datas para fazer compras importantes, especialmente de produtos eletrónicos.
A era digital: Impulsionadora de vendas
Com o boom das ferramentas de automação de marketing, muitas impulsionadas pela inteligência artificial, as marcas podem implementar estratégias de vendas mais eficazes e personalizadas para garantir o sucesso. Antes de lançarem as suas campanhas de Black Friday, é importante que as marcas se concentrem em três objetivos: monitorar o desempenho em tempo real para ajustes rápidos, criar e-mails e landing pages otimizados com CTA claros para maximizar conversões e testar, testar, testar.
A seguir, destacamos cinco estratégias que podem impulsionar os resultados de qualquer marca no mercado B2C.
Cinco passos para o sucesso na Black Friday
- (ultra) Segmentação do público
70% dos europeus têm mais probabilidade de compra se receberem uma experiência personalizada, por isso, é necessário entender onde se enquadram os contactos no funil de vendas:
– Window shoppers: Requerem incentivos à primeira compra com ofertas limitadas e remarketing
– Leads: Pedem um maior envio de ofertas exclusivas para aumentar o envolvimento
– Clientes regulares: Apreciam oferta de upsells e recomendações personalizadas, alinhadas ao ciclo de vida dos produtos já comprados
- Ferramentas de localização
Através da integração com a API do Google Geolocation, é possível direcionar os clientes à loja mais próxima:
– Geolocalização: Sugerir automaticamente a loja mais próxima com base na localização do cliente
– Mapas dinâmicos: Integrar mapas nos e-mails que mostram a loja mais conveniente
– Localizador de lojas: Incluir links que direcionem os clientes a um localizador pré-configurado
- Integração multicanal: SMS e e-mail
– Sincronização de dados: Utilização dados de email e SMS para segmentar os clientes com base no histórico de compras
– Campanhas coordenadas:
E-mail: Envio de promoções detalhadas com contagem decrescente
SMS: Envio de lembretes de carrinho abandonado e alertas de última hora
Automatização: Configuração de fluxos automáticos que sigam e-mails com SMS, gerando urgência. Monitorização do desempenho e ajuste as campanhas em tempo real
- Confiança: Um pilar essencial
A confiança na marca é crucial. Integrar avaliações de clientes nas campanhas de e-mail marketing é essencial para melhorar a reputação e atrair novos compradores. Como tal, é aconselhável a recolha de avaliações em várias plataformas:
– Google: Aumenta a visibilidade e a credibilidade
– Trustpilot: Influencia novos clientes com feedback real
– CloseAlert: Permite avaliações detalhadas diretamente
- O poder da criatividade
A criatividade é a melhor aliada da automação. Aproveitando as possibilidades de personalização as marcas podem-se destacar. Por exemplo, se uma marca estiver ligada ao clima, pode sincronizar a previsão meteorológica local nos seus e-mails para criar um incentivo hiperpersonalizado em tempo real.
A combinação perfeita
As vendas da Black Friday e Cyber Monday são uma oportunidade valiosa para aumentar as receitas e reforçar a relação com os clientes. A combinação de automação e estratégias criativas permite personalizar as interações, responder rapidamente às necessidades dos consumidores e, sobretudo, converter leads em vendas. Implementando estas cinco estratégias, a qualquer marca estará preparada para maximizar o sucesso nesta época de grandes oportunidades.
Joana Meireles, CEO da JMR Digital Marketing