A opinião de… Joana Meireles, da JMR Digital Marketing

Cinco estratégias de automação de marketing para a Black Friday e Cyber Monday.

A opinião de... Joana Meireles, da JMR Digital Marketing

A Black Friday na Europa

A Black Friday e a Cyber Monday estão a ganhar popularidade na Europa, com um aumento constante no envolvimento de marcas e consumidores. Cerca de 60% dos consumidores europeus esperam por estas datas para fazer compras importantes, especialmente de produtos eletrónicos.

A era digital: Impulsionadora de vendas

Com o boom das ferramentas de automação de marketing, muitas impulsionadas pela inteligência artificial, as marcas podem implementar estratégias de vendas mais eficazes e personalizadas para garantir o sucesso. Antes de lançarem as suas campanhas de Black Friday, é importante que as marcas se concentrem em três objetivos: monitorar o desempenho em tempo real para ajustes rápidos, criar e-mails e landing pages otimizados com CTA claros para maximizar conversões e testar, testar, testar.

A seguir, destacamos cinco estratégias que podem impulsionar os resultados de qualquer marca no mercado B2C.

Cinco passos para o sucesso na Black Friday

  1. (ultra) Segmentação do público

70% dos europeus têm mais probabilidade de compra se receberem uma experiência personalizada, por isso, é necessário entender onde se enquadram os contactos no funil de vendas:

– Window shoppers: Requerem incentivos à primeira compra com ofertas limitadas e remarketing

– Leads: Pedem um maior envio de ofertas exclusivas para aumentar o envolvimento

– Clientes regulares: Apreciam oferta de upsells e recomendações personalizadas, alinhadas ao ciclo de vida dos produtos já comprados

  1. Ferramentas de localização

Através da integração com a API do Google Geolocation, é possível direcionar os clientes à loja mais próxima:

– Geolocalização: Sugerir automaticamente a loja mais próxima com base na localização do cliente

– Mapas dinâmicos: Integrar mapas nos e-mails que mostram a loja mais conveniente

– Localizador de lojas: Incluir links que direcionem os clientes a um localizador pré-configurado

  1. Integração multicanal: SMS e e-mail

– Sincronização de dados: Utilização dados de email e SMS para segmentar os clientes com base no histórico de compras

– Campanhas coordenadas:

E-mail: Envio de promoções detalhadas com contagem decrescente

SMS: Envio de lembretes de carrinho abandonado e alertas de última hora

Automatização: Configuração de fluxos automáticos que sigam e-mails com SMS, gerando urgência. Monitorização do desempenho e ajuste as campanhas em tempo real

  1. Confiança: Um pilar essencial

A confiança na marca é crucial. Integrar avaliações de clientes nas campanhas de e-mail marketing é essencial para melhorar a reputação e atrair novos compradores. Como tal, é aconselhável a recolha de avaliações em várias plataformas:

– Google: Aumenta a visibilidade e a credibilidade

– Trustpilot: Influencia novos clientes com feedback real

– CloseAlert: Permite avaliações detalhadas diretamente

  1. O poder da criatividade

A criatividade é a melhor aliada da automação. Aproveitando as possibilidades de personalização as marcas podem-se destacar. Por exemplo, se uma marca estiver ligada ao clima, pode sincronizar a previsão meteorológica local nos seus e-mails para criar um incentivo hiperpersonalizado em tempo real.

A combinação perfeita

As vendas da Black Friday e Cyber Monday são uma oportunidade valiosa para aumentar as receitas e reforçar a relação com os clientes. A combinação de automação e estratégias criativas permite personalizar as interações, responder rapidamente às necessidades dos consumidores e, sobretudo, converter leads em vendas. Implementando estas cinco estratégias, a qualquer marca estará preparada para maximizar o sucesso nesta época de grandes oportunidades.

Joana Meireles, CEO da JMR Digital Marketing

Segunda-feira, 25 Novembro 2024 11:24


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