As receitas de publicidade do Facebook ultrapassarão os 100 mil milhões de dólares

O Facebook tem resistido às mudanças da publicidade digital global que vão surgindo, há mais de duas décadas. Ainda dominadora, com receitas publicitárias que deverão ultrapassar os 100 mil milhões de dólares este ano e uma audiência publicitária global de 2,2 mil milhões de pessoas, é a plataforma de redes sociais mais populosa e mais bem monitorizada do mundo, segundo a WARC Media.

Receitas globais de publicidade do Facebook ultrapassarão os 100 mil milhões de dólares em 2024

“Neste relatório da WARC Media, separamos as últimas receitas de publicidade e as tendências de comportamento dos utilizadores do Facebook das da sua empresa-mãe Meta, e exploramos o mais recente renascimento da plataforma na sua tentativa de conquistar um novo público da Geração Z”, afirma o diretor de Conteúdos da WARC Media e autor do relatório, Alex Brownsell.

O Facebook está no caminho certo para ganhar 100,1 mil milhões de dólares em receita de publicidade este ano, aumentando para 112,8 mil milhões de dólares em 2026, tornando-se apenas a segunda marca de media – depois do Google em 2020 – a exceder os 100 mil milhões de dólares em receita de publicidade global.

Todavia a sua quota do mercado social global está a diminuir. Em 2013, quase nove em cada dez dólares de publicidade social foram para o Facebook (88,9 %). Até 2025, os gastos com publicidade no Facebook terão diminuído para metade, para 38,2 %, com o Instagram e o TikTok, em particular, a recuperarem rapidamente.

Quanto à inovação na Inteligência Artificial (IA) e no comércio, está a levar os retalhistas de todas as dimensões a aumentarem os gastos no Facebook. O investimento dos retalhistas deverá atingir os 20 mil milhões de dólares em 2024, de acordo com as previsões da WARC Media.

O Facebook é uma das plataformas digitais mais populares do mundo, com uma audiência publicitária global de 2,2 mil milhões de pessoas e três mil milhões de utilizadores mensais. Mais de três quartos dos adultos norte-americanos utilizam o Facebook, de acordo com um inquérito da GWI, sendo que nove em cada dez americanos utilizam-no para se manterem a par dos seus amigos e familiares. No entanto, o Facebook há muito que enfrenta os estereótipos da “questão da idade” e fica atrás do Instagram, do TikTok e do Snapchat na utilização pela Geração Z nos EUA.

No que diz respeito à IA, mais de um milhão de anunciantes utilizaram as ferramentas de IA da Meta no mês passado. A Meta pretende que os anunciantes confiem nas suas ferramentas de IA para ajudar os anúncios a chegarem às partes não abrangidas pelos métodos de segmentação tradicionais, bem como para a diversidade criativa.

João Bernardo

Quinta-feira, 12 Dezembro 2024 12:22


PUB