“Embora seja improvável um crescimento rápido a nível mundial em 2025, há razões para esperar uma maior estabilidade do que a registada nos últimos anos, à medida que os bancos centrais recuperam o controlo da inflação e as taxas de juro diminuem. A WARC prevê que as despesas globais com publicidade aumentem para 1,15 mil milhões de dólares no próximo ano. Os profissionais de Marketing terão de identificar cuidadosamente as áreas de oportunidade e desenvolver estratégias ponderadas para as aproveitar. Esperamos que este relatório ajude”, afirma a Insight Diretor da WARC, Aditya Kishore.
As cinco principais tendências delineadas no Marketer’s Toolkit 2025 da WARC são:
– Capitalizar a recuperação económica: Dois terços (65 %) dos profissionais de Marketing acreditam que o ambiente empresarial em 2025 será melhor do que este ano. À medida que a inflação diminui, a economia global entra numa nova fase e a confiança dos consumidores é restabelecida. O desafio para os profissionais de Marketing é mostrar por que razão o valor das suas marcas vale um preço superior. Assim, os profissionais de Marketing são aconselhados a seguir os ideais da marca para defender as estratégias de preços e evitar mudanças frequentes na publicidade, que podem confundir os consumidores e desvalorizar uma marca;
– Reduzir as falhas da experiência do cliente, até porque, de acordo com o relatório, estão em risco 3,7 mil milhões que se podem perder, dado que os clientes reduzem as despesas ou mudam de marca após más experiências. A solução, segundo o relatório, passa por: recomendar que as marcas adaptem estratégias para melhor alinhar a promessa e a experiência do cliente; aumentar a memorabilidade e a distinção em pontos de contacto críticos para o cliente (aplicações, sítios web, pontos de venda a retalho); e testar, aprender e ouvir constantemente o feedback;
– Relativamente às despesas globais com publicidade este ano, a WARC Media prevê que a Alphabet, a Amazon e a Meta sejam responsáveis por 44 % desse gasto. Cerca de 40 % dos anunciantes esperam que a segurança das marcas tenha um “impacto significativo” nas suas estratégias de Marketing nos próximos 12 meses, mas apenas 8 % planeiam reduzir o seu investimento nas redes sociais;
– Outro fator é a “revolução” que a Inteligência Artificial (IA) está a gerar na indústria da publicidade. Porém, consequência disso é o consumo de energia. Ainda assim, poucos profissionais de Marketing estão empenhados em analisar a interseção entre a IA, a compra de meios e a sustentabilidade. Menos de um terço (32 %) dos inquiridos no Toolkit consideraram que as preocupações com a sustentabilidade da IA iriam provavelmente influenciar a sua compra de meios em 2025;
– O último ponto diz respeito ao facto de o número de pessoas que vivem sozinhas estar a aumentar ao longo das últimas décadas. Estas pessoas estão cada vez mais habituadas a fazer tudo sozinhas, como compras, por exemplo. Com um fluxo de comunicação menor das marcas para esta população, elas têm uma oportunidade real de se dirigirem a este público com produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades específicas.
João Bernardo