Na carta desenhada pelo chef Ricardo Cardoso destaca-se o polvo com Brandade de bacalhau em couve portuguesa, lula recheada com farinheira de porco preto, couve kale, pimento baby com cebola balsâmica e air bag de sames e o peito de pintada recheada com frutos secos, castanha e cogumelos silvestres, puré de rutabaga fumada e curcuma, gengibre rosa macerado, alho francês braseado, espargos verdes e molho de kirsch.
Numa altura em que as viagens estão limitadas, o chef faz uma espécie de “teletransporte” sensorial, através de combinações exóticas de produtos tradicionais portugueses com ingredientes típicos da cozinha asiática e oriental. São disso exemplo o robalo com cevadotto de milho, crocante de sementes, manteiga com Garam Masala e coentros, amêijoas à Bolhão pato, Vieira do Atlântico, espuma de água do mar e salicórnia da Ria de Aveiro ou o prato de texturas de borrego, brioche e maionese de pistáchio, batata confitada, puré de abóbora e cravinho, crosta de ervas e sementes, abóbora e curgete assada, crocante de arroz vermelho e pappadums de alho com molho de hortelã chocolate.
A lista de sobremesas desvenda outros incentivos sensoriais: chocolate 62% com praliné de amendoim e avelã, gelado de café Arábica, merengues de caramelo e toffee e sablé de chocolate e o crumble de maçã e pera com erva doce, castanhas do Douro, sementes de abóbora, coulis de groselha, molho de baunilha de Bourbon, erva limeira e gelado de amêndoas tostadas.
E, sendo esta uma “casa” de vinho do Porto, a seleção de vinhos é pensada para exaltar a experiência, criando uma sinergia de sabores e aromas.
De segunda a sexta-feira, ao almoço, está também disponível um Menu Executivo com três pratos e um copo de vinho incluído.
Com uma vista panorâmica sobre o Porto e o Rio Douro, o Barão Fladgate está aberto de segunda a sexta-feira ao almoço (12h30 – 15h00) e ao jantar (19h00 – 22h30 – última entrada às 21h30).