Apesar de dois terços dos consumidores nos Estados Unidos e Reino Unido terem um nível de confiança baixo em relação aos influenciadores famosos, o gasto total em anúncios de influenciadores continua a crescer, de acordo com um inquérito da Trustpilot. Embora representem apenas 4 % dos gastos totais no setor de publicidade digital, os anúncios de influenciadores estão a crescer muito mais rápido do que qualquer outro segmento de mercado.
Um outro inquérito prevê que os gastos totais com anúncios de influenciadores cresçam 49 % e atinjam mais de 52 mil milhões de dólares até 2028, crescendo em média 4 mil milhões de dólares por ano. Por exemplo, a despesa total em anúncios de pesquisa, o maior e mais rentável tipo de anúncios digitais, deverá crescer 36 % neste período, passando de 306,7 mil milhões de dólares para mais de 417 mil milhões de dólares.
Os anúncios em vídeo registarão um crescimento de 26 % em quatro anos, para quase 242 mil milhões de dólares até 2028. Seguem-se os anúncios em banner e áudio com taxas de crescimento de, respetivamente, 25 % e 19 % neste período.
Embora as marcas e empresas de todo o mundo promovam anúncios de influenciadores, a maior parte dos gastos com anúncios provém de apenas dois países. As estatísticas mostram que as marcas e os profissionais de Marketing dos Estados Unidos e da China irão gerar 24,7 mil milhões de dólares, ou seja, 70 % da despesa total com anúncios de influenciadores em 2024. E este domínio deverá continuar nos próximos anos.