“Pass your guilt” (em português: “Passa a tua culpa”) foi o trabalho que garantiu o bronze à dupla portuguesa na 71.ª edição da competição internacional, realizado em resposta ao briefing do Project Dandelion. Os criativos criaram uma plataforma que comparava o impacto ambiental individual das pessoas com o das grandes empresas de petróleo, gás e betão, permitindo transferir a “culpa” dos indivíduos para essas empresas.
Ao escrever algo tão simples como “Eu uso garrafas de plástico descartáveis todos os dias”, um algoritmo de interpretação de inteligência artificial calculava a “percentagem de culpa” do indivíduo face a uma empresa. Com um apelo à ação, a dupla desafiou o Projeto Dandelion a pedir às pessoas que “passem a sua culpa” – “Pass your guilt” – para a empresa em causa através de um e-mail pré-escrito em que se comprometiam a ser um “dandelion” e manifestavam a sua desaprovação.
Além da medalha de bronze em Digital, dois projetos de ADN 100% português chegaram às shortlists de Filme e Design. Na categoria de Filme, foi a dupla da Judas e da Trix – Francisco Machado e Daniel Gordon (respetivamente) – que levou a distinção com o seu trabalho para a Unstereotype Alliance. Já na categoria de Design, foi o Museu da Imagem e do Som (MIS) que lançou o desafio que permitiu à dupla David Canaes (Fuel) e Francisco Roque do Vale (VML) chegar à shortlist.
“Há que parabenizar a delegação Young Lions nacional que, competindo com outros 434 Young Lions de 68 países, conseguiram alcançar uma medalha de bronze e duas shortlists, numa das provas mais duras do festival”, afirma Ana Paula Costa, representante do Lions Festivals. “Importa recordar que à exceção da categoria de Filme, que tem 48 horas para executar o trabalho, as outras seis categorias têm 24 horas para desenvolver o projeto e apenas cinco minutos para o defender perante o júri”, observa.
Na competição principal, a participação nacional saldou-se por um Leão de bronze, para a Bar Ogilvy, um Grand Prix para a produtora BRO, com realização de Mário Patrocínio, e oito entradas em shortlist.
Sofia Dutra