Entre os trabalhos nacionais finalistas, encontram-se: “Surfing Through The Odds”, desenvolvido pela Coming Soon Lisboa, na categoria Public Interest – Gender Equity; “Improbable Housemates”, da Dentsu Creative Iberia, em Public Interest – Mental Health & Well-being e Cultural Insights; e “Drawn to Equality”, da mesma agência, neste caso no grupo de Branded Content – Native Advertising e Sports-related Advertising.
Na shortlist, dos 562 projetos presentes, a Alemanha é o país que lidera, com 307 nomeações; seguindo-se o Canadá, com 285; e o Reino Unido, que fecha o pódio com 133. No que diz respeito às agências, a Publicis, a VML e a McCann são as mais representadas.
A fase seguinte consiste na avaliação dos projetos pelo júri, que vai decorrer em formato online até dia 1 de dezembro. Os vencedores do Ouro e do Grande Prémio serão divulgados durante uma cerimónia online especial, a 12 de dezembro; e os de Prata e Bronze serão publicados no site dos prémios, no dia seguinte.
Os Epica Awards foram criados em 1987, sendo que o painel de jurados é composto por editores e repórteres séniores das principais publicações mundiais que se focam nos temas da criatividade e comunicação. Estes são apoiados por jornalistas de áreas especializadas, como pós-produção, design, tecnologia, automóveis e moda.
Simão Raposo