Viajámos pelo mundo no Bonança e #ProvamoseAprovamos

Na Associação Naval de Lisboa, em Belém, é possível conhecer o Bonança. Aberto desde março, este restaurante, inspirado na viagem dos navegadores portugueses, leva os clientes a uma volta ao mundo de sabores e culturas.

Viajámos pelo mundo no Bonança em #ProvamoseAprovamos

Quem entra no Bonança, o novo restaurante da Associação Naval de Lisboa, é imediatamente impactado pelo mural presente à entrada. A pintura, que evoca o presente de D. Manuel ao Papa Leão X, em 1514, com símbolos dos Descobrimentos Portugueses – como o elefante, o lince e o cavalo árabe – dá o mote para a experiência que está prestes a acontecer. O conceito deste espaço é a viagem, especialmente a de Vasco da Gama. Isto deve-se ao facto de estar localizado em frente ao Padrão dos Descobrimentos, junto ao local de onde partiram os navegadores para as suas expedições. Salvador Sobral, um dos quatro sócios deste negócio, explica que este fator levou a que esta temática surgisse “naturalmente”. Diz ainda que o objetivo é “trazer o que é interessante da História, homenageá-la e trazer os seus pontos fortes”, nomeadamente: os sabores, a diversidade e o mercado global.

Com 186 lugares, o estabelecimento com uma decoração assinada pelo Oani Studio e por Vera Onofre, conta também com outras peças históricas que, tal como o próprio espaço, foram restauradas, permitindo aos clientes mergulharem no ambiente marítimo. O investidor confessa que, devido ao facto de o projeto ter sofrido alguns atrasos, foi possível ser aprimorado, tornando-se mais ambicioso do que estava inicialmente planeado. Salvador Sobral diz que o objetivo é que as pessoas vão descobrindo coisas diferentes em cada visita que façam, sendo que considera que há a obrigação de “exceder ao que é normal”.

No que diz respeito à oferta gastronómica, com o chef Carlos Nunes ao leme, a intenção é que a comida “vá até ao Japão”. A equipa utiliza o fogo e a lenha para prestar homenagem às diversas culturas que influenciam a cozinha, como as africanas, árabes e orientais, recorrendo a especiarias que tornam cada prato “ainda mais único”. Para iniciar, uma das opções é o carpaccio de camarão vermelho, ovas de truta & vinagrete de yuzo kosho ou o bife tártaro, romesco, gema & pão torrado. A viagem continua com os pratos principais, tais como o arroz malandro de lingueirão e o de carabineiro & limão. Para finalizar, duas das propostas disponíveis são o chocolate negro, gelado de avelã & cacau e o pão de ló, azeite, flor de sal & gelado de laranja.

O Bonança não pretende ser apenas um restaurante, sendo que estão a ser preparados eventos focados no tema central da viagem. Nesse âmbito, as culturas de África, Brasil e Ásia vão ser presenças assíduas, especialmente através de concertos. Com este novo espaço, inicia-se um novo capítulo na história da Associação Naval de Lisboa, uma das 30 mais antigas do mundo e mais antiga da Península Ibérica.

Simão Raposo

Sexta-feira, 02 Maio 2025 11:49


PUB