#WebSummit. A IA pode ser uma ajuda ou ameaça?

A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta que está cada vez mais presente em vários setores e o do Marketing não é exceção. Pode ser um instrumento de apoio ou uma ameaça a alguns empregos. O CEO da Code and Theory, Michael Treff; a CEO da POClab, Simone Berry; e a fundadora da hiremy.ai, Kristina Cambefort, discutiram o assunto numa sessão moderada pela jornalista Angelica Mari, na WebSummit, que está a decorrer em Lisboa, até esta quinta-feira.

A IA pode ser uma ajuda ou ameaça?

Apesar de a IA ser vista como uma inovação que pode mudar a sociedade, o empresário norte-americano Michael Treff considera que a temos usado desde sempre, e dá o exemplo dos chatbots para reforçar a sua tese.

Neste encontro, “Will GenAI transform marketing and advertising?”, foi dito que, mesmo estando a IA a substituir alguns postos de trabalho, pode não ser tão prejudicial para os marketeers, sendo até uma impulsionadora do desenvolvimento da criatividade destes profissionais. Simone Berry afirma que este instrumento é bom para expandir as ideias e dá o exemplo do trabalho de alguns estilistas que já recorrem à ferramenta para desenvolver as suas capacidades.

Outra das ideias defendidas é que a IA pode transformar as pessoas em “super-humanos”, o que permite que tenham mais tempo livre uma vez que se podem focar nas tarefas que realmente interessam. Isto fortalece a ideia de que o mercado de trabalho está a mudar e que, havendo um maior balanço entre a vida pessoal e profissional, as empresas conseguem alcançar os seus objetivos mais facilmente e que, por isso, é necessário que os líderes mudem as suas mentalidades.

Simão Raposo

Quarta-feira, 15 Novembro 2023 09:57


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