#WebSummit. Mitos e factos do OOH

O Chief Data Officer da JCDecaux, com dois meses no cargo, esteve presente na oitava edição da WebSummit Lisboa, que decorre até hoje. Na sessão “Five ways OOH will boost your business?”, Sylvain La Borgne apresentou os cinco preconceitos mais comuns sobre o Out-of-Home (OOH) e as cinco razões que o tornam um meio para alavancar os negócios.

#WebSummit. OOH, o promotor de negócios e marcas que se reeinventou

Cinco preconceitos

  1. “OOH is a blind media” – muitos acreditam que o OOH não permite perceber a que audiência se está a chegar. Contudo, existe um elevado volume de dados que permitem definir o planeamento na compra do espaço publicitário e otimizar as campanhas. “OOH has always been measured”, garante o orador. A definição dos locais permite avaliar com que audiência se vai comunicar;
  2. “OOH is controlled by gatekeepers” – isto é, para aceder a este tipo de meio, é necessária a contratação de uma agência de meios. A digitalização deste tipo de media permite a aquisição dos espaços publicitários de uma forma mais direta. Os Digital Signal Processors (DSP) permitem otimizar a gestão do tempo que as marcas desejam que as suas campanhas estejam a interagir com a sua audiência;
  3. “OOH requires expensive creatives” – seja qual for o tipo de meio ou campanha que esteja a ser criada, há sempre a necessidade de ter uma equipa criativa – “It´s just like every advertising”. Com os sistemas tecnológicos do OOH, o processo criativo tem mais apoio na fase de execução, uma vez que fornece dados que ajudam no desenho e nas imagens das campanhas;
  4. “OOH cannot be measured” – embora não haja uma noção real do número de impressões e qual o número de pessoas alcançadas, existem ferramentas, como por exemplo inquéritos, que permitem medir o impacto das campanhas OOH, através da memorização dos anúncios ou brand awareness. Com a recolha de dados fornecidos, as marcas podem tomar decisões mais informadas e canalizar energias para os aspetos destacados;
  5. “OOH is extremely premium” – “and yes, it is”, defende, uma vez que os detentores destes meios escolhem os melhores locais, garantindo às marcas uma visibilidade e localizações favoráveis às suas campanhas.

Cinco razões pelas quais as marcas devem optar pelo OOH para promover a interação com as audiências

  1. Simplicidade – o processo de divulgação de uma campanha em meios OOH tornou-se tão simples como noutros meios;
  2. Agilidade – com a digitalização do meio, as campanhas deixaram de ser estanques. A agilidade que o OOH oferece ao mercado resulta na capacidade de obtenção de insights que traduzem a eficácia (ou falta da mesma) nas campanhas, permitindo ajustá-las caso seja necessário;
  3. Comparabilidade – os meios digitais de OOH permitem medir o impacto através das métricas conhecidas e adotadas pelos outros meios, principalmente o Cost per Mille (CPM). Desta forma, as marcas conseguem fazer um planeamento mais exato e informado, permitindo gerir os orçamentos e alocar verbas onde o impacto será realmente sentido;
  4. Transparência – todo o processo, desde a aquisição dos espaços até à disposição da publicidade, é feito com a maior transparência. A cadeia de abastecimento é outro ponto destacado, uma vez que não existe revenda dos espaços publicitários;
  5. Eficiência – o OOH permite um planeamento semelhante às campanhas digitais e um fácil entendimento da distribuição das campanhas pelos pontos publicitários disponibilizados e vendidos.

Mariana Paulo

Quinta-feira, 16 Novembro 2023 11:58


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