A plataforma de criatividade, arte e cultura Village Underground celebra dez anos com um novo sistema de identidade visual, que “nasce do underground para chegar a todos”, refletindo um ponto de encontro de culturas, de experiências, e de manifestações artísticas e criativas. “Existe uma malha urbana que fixa o conceito visual do sistema. Uma malha que evoca a cidade, o edificado, a relação entre o físico e o digital, entre a arte e a urbanidade”, explica a Poets & Painters.
Os contentores do Village Underground contêm vida, arte, criação e cultura, por isso, assumem destaque na nova assinatura da marca, “Culture Containers”, “exibindo a vocação e o sentimento do espaço, mas também a diversidade da sua oferta” – música, gastronomia, coworking, e ativações culturais e corporativas.
As janelas que se abrem na estrutura tipográfica – tipografia Basilar, desenhada pela R – Typography – simbolizam a natureza urbana do projeto e a sua prática. O sistema visual parte de um logótipo de desenho original, que permite depois a criação de submarcas, que evidenciam cada oferta.
Além do sistema de marcas, existe uma raiz identitária que permite a criação de tipografia, iconografia, ilustração e diferentes modelos de layout, através do recurso de elementos gráficos complementares. “Estes permitem a organização de informação e a relação com outras matérias visuais, como a fotografia ou o vídeo”, justifica.
Carolina Neves