Criadas pela Buondi, SICAL, Tofa e Christina, as novas cadeiras surgem para mudar o conceito de circularidade, com dois modelos: um deles utiliza, em média, 15 % de borras de café com 85% de plástico reciclado; e outro que recorre a 150 cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto recicladas por cada produto fabricado.
Ao eliminar a utilização de plásticos virgens através desta iniciativa, a Nestlé Professional pretende cumprir a meta de reduzir o uso desses materiais em um terço, até ao final de 2025. Além disso, as cadeiras de esplanada vão contar com informações sobre a circularidade dos materiais, tornando o impacto ambiental algo “visível e real” para os consumidores.
O Marketing Manager, Jorge Silva, afirma que o objetivo desta iniciativa é que as pessoas, além de apreciarem o café, se sintam parte da transformação sustentável das insígnias do grupo.
Já o Sustainability Delivery Manager, Hugo Silva, refere que “a inovação na sustentabilidade é quando aproveitamos algo que seria desperdício e o transformamos em valor”. Acrescenta que isso se sente porque “a mudança já está a acontecer”, através do reaproveitamento de materiais que já fizeram parte da cadeia de valor, reintroduzindo-os para produzir estas cadeiras de esplanada.
Simão Raposo