A intenção é “juntar os portugueses no apoio aos mais de 120 milhões de pessoas deslocadas, que se veem encurraladas entre a guerra e um inverno rigoroso”, tal como explica a responsável de Marketing e Comunicação da Portugal com ACNUR, Joana Feliciano.
Com esta comunicação, a organização pretende chamar a atenção para países como a Ucrânia, o Líbano, o Afeganistão, o Sudão ou a Síria, onde existem milhões de pessoas que foram forçadas a fugir das suas casas e terão de enfrentar “invernos rigorosos, com temperaturas muito baixas e tempestades constantes, em abrigos temporários”.
“Com o apoio que temos recebido de doadores individuais e coletivos, estamos a preparar as populações deslocadas o melhor possível para estas condições adversas e garantir que se mantêm quentes através da atribuição de kits térmicos, que incluem sacos cama, mantas e cobertores, roupa de inverno, botijas de gás e aquecedores. Estamos também a construir abrigos e a reconstruir habitações e outros edifícios, e garantimos apoio financeiro para que possam elas próprias comprar os bens que mais necessitam, dignificando as suas escolhas”, acrescenta Joana Feliciano.
Simão Raposo