A Salsa Jeans apresenta o segundo Relatório de Impacto Anual

A Salsa Jeans divulga a segunda edição do seu Relatório de Impacto Anual. Entre os resultados relativos a 2024, destacam-se a redução das emissões, a aposta na circularidade e o reforço do compromisso social.

A Salsa Jeans apresenta o 2.º Relatório de Impacto Anual

De acordo com a marca de jeans e vestuário em denim, entre 2023 e 2024, 6 % das suas emissões de CO2 de âmbito 1 e 2 foram reduzidas, 4 % do consumo de energia nas suas instalações foi cortado, e 24 % do consumo de plástico, papel e cartão nas operações logísticas foi diminuído. Atualmente, 41 % da energia consumida na sede da Salsa Jeans provém de fontes renováveis, com 15 % a ser gerada internamente através de painéis fotovoltaicos.

No que diz respeito à gestão da água, em 2021, foi implementado o “Betterwash”, um processo de lavagem certificado que substitui métodos tradicionais por tecnologias como ozono, laser e e-flow, com resultados apresentados e estudados, que atestam uma redução do consumo médio de água por peça produzida em 42 %. Já em 2024, em consequência dos bons resultados obtidos nos anos anteriores, a empresa criou a “Política Betterwash”, estendendo a aprendizagem adquirida ao longo dos anos aos seus fornecedores, num esforço conjunto, com 0 objetivo de otimizar os processos através de práticas mais conscientes.

Para promover a circularidade, em 2022, foi lançado o programa “Infinity”, que promove a extensão do ciclo de vida das peças de denim. Nesse âmbito, a a Salsa Jeans efetuou 2.500 reparações e recolheu 703 peças para doação ou reciclagem, permitindo que 78 % dos artigos entregues fossem reaproveitados. Já na cadeia de abastecimento, 69 % dos fornecedores trabalham com a marca há cinco ou mais anos e 58 % cumprem critérios ESG, sendo que a meta é atingir 100 % de conformidade até 2026.

Relativamente ao compromisso social, a empresa está focada na igualdade de género, com 55 % dos cargos de liderança a serem ocupados por mulheres. Além disso, o projeto “Reborn”, uma iniciativa para o público externo que parte dos recursos internos, apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo a sua reintegração na vida profissional e pessoal. Na segunda edição, realizada em 2024, participaram 19 mulheres que, ao longo de dez sessões, receberam apoio prático em temas como procura de emprego, gestão financeira, autoestima, imagem pessoal e autonomia.

Simão Raposo

Quarta-feira, 07 Maio 2025 10:55


PUB