Segundo 58% dos entrevistados é o conselho de administração da empresa a determinar as suas metas e métricas de sustentabilidade. E qual o envolvimento dos trabalhadores nas políticas de sustentabilidade corporativa? Para 49% dos inquiridos, os funcionários são participantes altamente ativos nos esforços de sustentabilidade. Já para 27%, na empresa há uma política clara de incentivo para funcionários que contribuem com ideias que impulsionam os esforços de sustentabilidade.
De acordo com o documento, os esforços de sustentabilidade ainda são, no entanto, muitas vezes isolados dentro das organizações, o que pode ser o motivo pelo qual a maioria dos entrevistados não acredita que a colaboração seja essencial para operar de forma sustentável.
O sucesso da sustentabilidade é também afetado pela falta de comunicação. Até que ponto o sucesso das iniciativas de sustentabilidade na organização depende de uma forte colaboração? Com a equipa, a taxa é de 38%; com os órgãos reguladores 31%; com vendedores e fornecedores 28%; e com outras funções dentro da organização 20%.
Os líderes de sustentabilidade entendem o valor de uma abordagem em toda a organização. Revela o relatório que são muito mais propensos a comunicar os planos de sustentabilidade em toda a força de trabalho, criando uma mentalidade coesa que todos podem adotar: 89% dos líderes versus 58% da média dos trabalhadores.
Os seus planos também são mais abrangentes, indo além do básico, como a redução de resíduos, para medir emissões de carbono (72% os líderes versus 51% dos trabalhadores), reciclagem e reutilização (51% versus 38%) e a sustentabilidade da cadeia de abastecimentos (43% versus 27%).