A ZERO apresenta as praias menos poluídas

A associação ZERO anuncia a lista de praias sem vestígios de poluição há três anos consecutivos. No total, são 54 areais, menos quatro do que no ano passado. Albufeira é o concelho que lidera a tabela, com seis.

A ZERO anuncia as praias menos poluídas

De acordo com a associação ambientalista,  8% do total das 658 zonas balneares em funcionamento está nesta lista. Isto representa uma redução de sete pontos percentuais face a 2022.

Segundo a lista, houve uma saída de 17 praias da lista e uma entrada de 13. Estes resultados fizeram com que alguns concelhos deixassem de estar representados, dando lugar a outros. Regressam ou estreiam-se na lista os concelhos de Matosinhos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António, contando cada um deles com um areal “zero poluição”. Os concelhos de Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde deixaram de estar presentes.

Os concelhos com maior número de Praias ZERO Poluição são, depois de Albufeira, com seis, Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo com quatro; e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto com três.

A associação acrescenta que todas as praias avaliadas no ano passado estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água “excelente”. Porém, na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder estar nesta tabela.

Quinta-feira, 29 Junho 2023 19:25


PUB