Ação natural

O ator Tiago Teotónio Pereira partilha as suas práticas sustentáveis ao 2050.Briefing.

Ação natural

Ser sustentável é…

Um estilo de vida, é passar da teoria à prática. No meu caso, hoje, é nem pensar que preciso ter práticas sustentáveis, e sim agir naturalmente nesse sentido. É um processo, não acordei e decidi “hoje vou ser sustentável”. Ao longo do tempo vamos tomando consciência da importância das nossas escolhas diariamente, e aos poucos vamos mudando pequenas coisas. Agora que sou pai, tornei-me ainda mais consciente, porque estou a educar pessoas que já têm uma pegada no mundo.

A sua prática mais sustentável…

O meu carro 100% elétrico. Foi a melhor decisão, que resultou da parceria com a marca Sköda. Tenho mais noção dos meus consumos, porque giro melhor cada carregamento. Além disso, escolho tantas vezes correr ou andar de bicicleta como as minhas formas de deslocação. Desporto pode e deve ser uma alternativa sustentável.

Atitude sustentável que poucos fazem, mas que todos deviam fazer.

As idas ao supermercado tornaram-se mais racionais. Deixámos, lá em casa, de comprar coisas supérfluas que ficavam na gaveta até perderem a validade. Somos muito mais efetivos e eficazes. Compramos apenas aquilo que precisamos e sabemos que vamos utilizar. Parece simples, mas mudou mesmo o volume de coisas que desperdiçávamos.

De que modo a exposição pública implica ser um modelo na promoção da sustentabilidade?

A forma como comunico é sempre o mais natural possível e, nesse sentido, acabo por partilhar este que é o meu estilo de vida. Claro que, tendo uma imagem pública, acabo por ter mais olhos em mim, e talvez seja visto como um exemplo a seguir. Não sinto qualquer tipo de pressão nesse sentido, ou seja, sou consciente da importância deste tema, mas basta-me agir naturalmente.

Qual a sua figura modelo no mundo da sustentabilidade?

A Rita [Patrocínio, a mulher]. Confesso que antes de estar com ela era um bocado mais “desleixado” neste aspeto. A Rita ao início estava sempre a chamar-me à atenção para as pequenas coisas, que agora fazem parte do nosso dia a dia. Atualmente, é impensável não aproveitar qualquer sobra de comida, não reciclar, a roupa dos miúdos passa entre todos os primos, entre outras coisas. Somos bastante conscientes lá em casa.

O que gostaria de mudar para tornar o mundo mais sustentável?

Acho que as mudanças podem começar com pequenas atitudes em casa, que muitas vezes são desvalorizadas. Por exemplo, reduzir o consumo de energia – utilizar mais luz natural, desligar equipamentos eletrónicos –, e fazer reciclagem. Assumimos que todas as pessoas têm estas práticas, mas, de facto, há muita gente que não o faz. Isso já seria um grande passo. O mindset tem de mudar, é urgente!

 

ISTO OU AQUILO

Reciclar ou reutilizar?

Reciclar.

Mudança de hábitos radical ou progressiva?

Progressiva.

Bicicleta ou carro elétrico?

Bicicleta.

Nunca mais representar ou nunca mais fazer surf?

Nunca mais fazer surf.

Quarta-feira, 15 Maio 2024 12:23


PUB