Depois de ter passado por Espanha, esta instalação surge de uma colaboração entre a AIVE, a Disneyland Paris e as câmaras municipais de Lisboa e Matosinhos. A iniciativa surge pelo facto de Portugal ser um dos países da Europa que está mais longe de atingir as metas de reciclagem de vidro, estabelecidas pela UE. Por isso, a associação pretende consciencializar as pessoas para a importância desta ação, estando focada nos mais novos, “a geração do futuro”. Simba, Pinóquio e Rapunzel foram as personagens escolhidas para decorar estes vidrões, que pretendem tornar a reciclagem um “hábito divertido e familiar”.
“As embalagens de vidro são de um material infinitamente reciclável, e cada embalagem reciclada faz a diferença no ciclo da sustentabilidade”, afirma a secretária-geral da AIVE, Beatriz Freitas. “Esta campanha traz uma nova energia ao setor e mostra que, com criatividade e o envolvimento dos mais pequenos, podemos alcançar as metas de reciclagem”, acrescenta.
Também o vereador responsável pelo pelouro da Higiene Urbana na capital, Ângelo Pereira, acredita que iniciativas como esta “são fundamentais para envolver as famílias e reforçar a meta de aumento das taxas de reciclagem”.
Por sua vez, o diretor-geral da Disney Destinations para Espanha e Portugal, Tiago Santos, considera que o compromisso com o meio ambiente é uma tradição da empresa, iniciada pelo próprio Walt Disney, e que continua a ser trabalhado diariamente.
Simão Raposo