Elke Muranyi explica que a ALDI ajusta as quantidades que chegam às lojas, “para minimizar o risco de sobras e garantir a máxima frescura”. No entanto, quando algum produto se aproxima do limite do seu tempo de validade, o desconto é aplicado e identificado com uma etiqueta especial.
Além disso, estão a ser desenvolvidas diversas ações para combater o desperdício. Uma dessas iniciativas é a parceria com a cervejeira Aldeana, que resultou na criação da Bread Beer, uma cerveja artesanal sazonal feita a partir de sobras de pão das lojas ALDI. De acordo com a insígnia, este projeto destaca “a importância de valorizar e reaproveitar excedentes alimentares de maneira criativa, promovendo a economia circular e contribuindo para a redução do desperdício”. A par desta iniciativa, o retalhista alimentar privilegia ainda a venda a granel de artigos como frutas e legumes ou pão e pastelaria, possibilitando aos seus clientes adquirirem apenas as quantidades que realmente necessitam.
“Hoje, cerca de 10 % de todas as emissões de gases com efeito de estufa a nível mundial são causadas pelo desperdício de alimentos”, diz a Corporate Responsibility Director. “Através das medidas que temos vindo a implementar, pretendemos contribuir para reduzir o desperdício de recursos naturais, água e energia, e as etiquetas com 30 % de desconto assumem-se uma medida de extrema importância nesta nossa missão”, conclui Elke Muranyi.
Simão Raposo