Christian Wigand defende que a adesão das empresas ao Compromisso para um Consumo Sustentável, lançada ao abrigo da Nova Agenda do Consumidor, é boa para o meio ambiente e para as empresas, à medida que mais consumidores optam por escolhas verdes. “[As empresas que aderirem] comprometem-se, entre outras coisas, a divulgar aos consumidores a sua pegada ambiental, a melhorar a sua sustentabilidade e a reduzir o impacto da sua atividade no meio ambiente. Isso ajudará os consumidores a fazerem escolhas informadas e a impulsionar o consumo sustentável na Europa”, justifica.
Um total de 11 empresas já aderiram, em 2021, na fase piloto da iniciativa: Grupo H&M, Philips, L’Oréal, Engie, Grupo LEGO, Renewd, CECONOMY, Grupo Erste, Decathlon, Grupo Colruyt e Vėjo projektai.
O porta voz da CE conta que, pouco mais de um ano depois, já veem empresas a entregarem “resultados em linha com seus compromissos ambiciosos, além das obrigações legais”; e estão “orgulhosos” de mostrarem as práticas positivas e os esforços para repensarem os seus modelos de negócio desses pioneiros nos seus respetivos setores.
Agora, incentiva mais empresas a assumirem o compromisso e garante que as empresas portuguesas têm um “forte potencial”, uma vez que Portugal é um dos países que detém mais certificações Ecolabel.
Recorde-se que, segundo dados sobre as condições do consumidor, facultados pela CE, em 2020, 48% dos consumidores em Portugal tiveram em conta o impacto ambiental da sua compra pelo menos uma vez e 23% dos consumidores tiveram em conta o impacto ambiental da maioria ou de todas as suas compras.
E como a sensibilização ambiental dos consumidores está a aumentar, a CE lembra que a produção sustentável “não é apenas uma questão para as empresas, é o que os consumidores esperam das empresas”. Daí o lançamento desta iniciativa, que “vai capacitar os consumidores a tomarem decisões informadas ao tornar as reclamações ambientais transparentes, comparáveis e verificáveis em toda a UE – evitando o branqueamento ecológico, e aumentando a confiança nos rótulos ecológicos e nas informações de sustentabilidade”.