Conhece os superpoderes para um mundo em mudança?

Num artigo de opinião exclusivo para o 2050.Briefing, April Rinne, autora do livro “Quem mexeu no meu futuro” e eleita uma das jovens líderes globais pelo Fórum Económico Mundial de Davos, reflete sobre os superpoderes para o que chama de mundo em fluxo, em que as mudanças são constantes e implacáveis. Defende que não se trata apenas de gerir a mudança, mas será como nos relacionamos com a incerteza – e a nossa tolerância à ambiguidade – que definirão o sucesso em 2050.

Em setembro de 2022, o mundo – individual, organizacional e socialmente – está desequilibrado. Os últimos dois anos e meio foram de muitas mudanças e incertezas ininterruptas. Mas não se trata apenas da pandemia de Covid ou de um momento específico. Trata-se do curso da história humana e de tudo o que está por vir: O mundo em 2050… e além.

Nas últimas décadas, temos vindo a viver de forma cada vez mais insustentável. Não me refiro apenas à crise ambiental ou climática (embora o facto de chegarmos ao Dia da Sobrecarga da Terra cada ano mais cedo fale por si). Quero dizer que os humanos estão a viver para lá do que é saudável e do que a humanidade precisa para prosperar: do esgotamento e exaustão, às expectativas e intolerância instantâneas, à ansiedade e medo generalizados sobre o desconhecido. Em muitos níveis, estamos num ponto realmente complicado.

E, no entanto, o futuro significa mais mudanças e um ritmo cada vez mais rápido de mudança. Noutras palavras: se hoje parece complicado, na verdade é muito fácil em comparação com o que vem a seguir! Então, como corrigimos o curso, nos reequilibramos e preparamos para um mundo – e um futuro – com tanto fluxo?

Do meu ponto de vista – como futurista, cidadã global, advogada, investidora, conselheira e defensora da humanidade – uma das coisas que os humanos mais precisam é uma nova mentalidade para a mudança. É o que chamo de Mentalidade de Fluxo (mentalidade de mudança): a capacidade de ver todas as mudanças, sejam boas ou más, esperadas ou inesperadas, e especialmente as mudanças que você não deseja ver, como oportunidades de crescimento, aprendizagem e transformação. Esta é uma mudança distinta das abordagens de “gestão da mudança”, porque a gestão da mudança é incompleta para o mundo de hoje. Não se trata apenas de gerir a mudança, mas como nos relacionamos com a incerteza – e a nossa tolerância à ambiguidade – que definirá o sucesso no século XXI. A mentalidade impulsiona a estratégia, e não o contrário.

Uma mentalidade de fluxo reconhece que o seu relacionamento com a mudança, a incerteza e a ambiguidade precisa de ser melhorado. Entende que isso é essencial para ter sucesso no mundo de hoje – e todos os dias daqui em diante. Para uma liderança responsável, inovação e inclusão. No trabalho, em casa e ao longo da vida. Para si e para todos que você contacta, colabora e com quem se importa.

Depois de iniciar uma Mentalidade de Fluxo, pode começar a desenvolver os seus superpoderes de fluxo. São as práticas e as competências de “como fazer” necessárias para prosperar no fluxo. Cada um é único e contraintuitivo. Eles podem ir contra o que você aprendeu sobre o mundo, mas – pense nisso – você está pronto para uma atualização? O que nos trouxe até aqui não nos levará até lá, e as oito superpoderes de fluxo podem ajudar:

1. Corra mais devagar: esgotamento, sustentabilidade, tomada de decisão responsável, presença.

2. Veja o que é invisível: pontos cegos, novas perspetivas, valor oculto, novas oportunidades.

3. Perca-se: estenda-se para além da sua zona de conforto e da sua relação com o desconhecido.

4. Comece com confiança: cultive relacionamentos para navegar melhor pela mudança, juntos.

5. Conheça o seu “suficiente”: equilíbrio, harmonia, suficiência, autoestima.

6. Crie o seu portefólio de carreira: desenvolvimento profissional, identidade, competências, significado e como projetar e possuir uma carreira adequada para um futuro de trabalho em fluxo.

7. Seja ainda mais humano: autenticidade, conexão humana e recalibre o seu relacionamento com a tecnologia.

8. Esqueça o futuro: o seu conforto com a ambiguidade e o relacionamento com o controle.

Uma mentalidade de fluxo e os superpoderes de fluxo refletem uma nova maneira sua, do seu potencial e do mundo. Eles estão aptos para um mundo de mudanças constantes e implacáveis. Eles ajudam-no a ver com clareza, a prosperar com responsabilidade e a preparar-se para 2050 – aproveitando a incerteza como possibilidade e contribuindo para um futuro melhor para todos.

Terça-feira, 20 Setembro 2022 14:22


PUB