Desperdício alimentar em Portugal continua acima da média europeia

O Movimento Unidos Contra o Desperdício, que congrega mais de 300 entidades, revela que 88 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas na Europa, por ano. Em Portugal, estima-se que 1,8 milhões de toneladas são perdidas todos os anos, o que equivale a mais de 180 quilos por cada português.

O desperdício alimentar em Portugal continua acima da média europeia

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 8% dos gases de efeito estufa que aquecem o planeta são causados pelo desperdício de alimentos e 87 milhões pessoas famintas seriam alimentadas se apenas um quarto dos alimentos desperdiçados pudesse ser aproveitado.

“O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa. Mas o que mais impressiona é saber que, segundos os últimos estudos do INE, mais de 50% deste problema continua a acontecer nas nossas casas”, afirma o coordenador do Movimento Unidos Contra o Desperdício, Francisco Mello e Castro. “E é precisamente sobre isso que o Movimento tem de continuar a falar, para que de uma vez por todas compreendamos que este é um esforço coletivo, mas também individual. Parte de nós a mudança de atitudes e a solução para este problema tão absurdo do ponto de vista económico, social e ambiental”, acrescenta.

Este problema é ainda mais grave no País, tendo em conta que cerca de 1 milhão e 600 mil habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza e 400 mil têm carências alimentares.

Segunda-feira, 02 Outubro 2023 10:45


PUB